Friends 1x15 – The One with the Stoned Guy

“It's OK. It's OK. I was always rooting for you two kids to get together”

Exibido originalmente em 16 de fevereiro de 1995, “The One with the Stoned Guy” é o décimo quinto episódio de “Friends”, e é um episódio particularmente interessante para aqueles que já assistiram à série inteira e, como eu, estão retornando a ela. Isso porque nós vemos um pouquinho tanto do Chandler quanto da Monica enfrentando problemas com as suas carreiras, que tem tudo a ver com preocupações e expectativas naturais dessa fase da vida: Chandler recebe uma proposta que parece incrível para se tornar supervisor na empresa em que trabalha há 5 anos, enquanto Monica acredita que finalmente terá a chance de se tornar uma chef de cozinha responsável pelos pratos de um restaurante que está por abrir… mas acaba sendo um desastre!

Chandler está maravilhoso nesse episódio! Ele chega ao Central Perk com a notícia de que lhe ofereceram uma promoção e, por isso, “ele pediu demissão”: afinal de contas, ele está trabalhando lá há cinco anos, é verdade, mas era para ser “apenas um emprego temporário”, e ele sente que, se aceitar a promoção, aceitará esse emprego de uma forma mais “definitiva”, e talvez nem seja o que ele quer fazer da vida… o Chandler entra em uma pequena “crise existencial” enquanto se pergunta qual é seu sonho, porque achou que estaria fazendo algo mais legal que “digitar números em um computador” a essa altura, então ele resolve procurar ajuda e, quem sabe, descobrir a sua vocação – que acaba sendo o emprego que ele acabou de dispensar!

Mas que está louco atrás dele de novo!

Eu AMO a cena do ex-chefe ligando para ele com propostas!

Monica, por sua vez, tenta abraçar a sua grande chance: um cliente de Phoebe está para abrir um restaurante (a Pheebs oferecendo o emprego primeiro para o Chandler porque “ele está precisando mais” e só depois se virando para a Monica é uma das melhores cenas do episódio!), ela só precisa impressioná-lo para conseguir ser a chef… a trama traz boas interações para a Monica e a Rachel (a Rachel se fazendo de indiferente quando a outra garçonete desmarca com a Monica, fazendo ela implorar e oferecer mais dinheiro para a Rachel ajudar!), e momentos muito engraçados quando o dono do restaurante chega drogado e causa a maior confusão. É hilário, mas também é um pouquinho desesperador, porque eu fico com um pouco de dó da Monica.

Não tem como comentar “The One with the Stoned Guy” e não trazer a história de como o Ross não sabe falar sacanagem… quando ele está saindo com Celia, uma mulher que também trabalha no museu, ela pede que ele “fale sacanagem” quando o clima esquenta, e tudo o que ele consegue pensar, depois de hesitar durante um tempo desesperadamente longo, é “Vulva” – então, o Joey resolve ajudar o amigo, e ensiná-lo a dizer “o que está em sua mente”. Coisas como “o que ele quer fazer com a Celia”. E isso rende um dos momentos MAIS HILÁRIOS DA PRIMEIRA TEMPORADA DE “FRIENDS”, quando o Ross acaba se saindo muito bem falando sacanagem para o Joey, e o Chandler chega e fica observando a cena… as expressões do Chandler são perfeitas!!!

Sempre dou muitas gargalhadas nessa cena!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários