Friends 1x16 – The One with Two Parts: Part 1

“Knit, good woman, knit, knit”

Exibido originalmente em 23 de fevereiro de 1995, “The One with Two Parts: Part 1” (meu Deus, como eu AMO esse título!) é o décimo sexto episódio da primeira temporada de “Friends”, e traz uma grande novidade: a irmã gêmea de Phoebe, Ursula. O episódio é divertido, importante, e traz um dos meus momentos singelos favoritos nessa temporada de “Friends”: o momento em que a Monica está tricotando e o Chandler e a Rachel estão ajudando, segurando a linha… é algo tão simples, mas me parece representar tanto essa questão da amizade que eles têm. Além disso, toda a dinâmica de eles estarem “tricotando” juntos funciona maravilhosamente tanto para o humor físico, quando o Mr. Heckles aparece à porta, quanto para o Chandler tentando fugir da discussão de Phoebe e Joey.

Joey e Chandler começam o episódio descobrindo que a irmã gêmea de Phoebe está trabalhando em um restaurante, como uma péssima garçonete, e o Joey fica curiosamente encantado… o que incomoda a Phoebe. Eu acho muito interessante como, talvez por ser em duas partes, esse é o episódio mais “complexo” que tivemos de “Friends” até o momento, porque são diferentes assuntos sendo abordados, como a relação de Phoebe com Ursula, que não parece ser das melhores, quanto a amizade de Phoebe e Joey, porque ela tem medo de perdê-lo quando ele chama a Ursula para sair – assim como ela perdeu a sua garrafa térmica e um ex-namorado que era também o seu melhor amigo… tem comédia quando Phoebe conta a história…

…mas não só.

É uma dinâmica interessante que ainda vai ser explorada com mais detalhes na segunda parte do episódio, mas eu me divirto com o fato de que a Phoebe está com os nervos à flor da pele durante o episódio inteiro, e ela está preocupada com o Joey, no fundo, porque ela sabe o tipo de pessoa que a irmã é, e que ela provavelmente vai partir o coração do Joey ou qualquer coisa assim – e tem, sim, uma parte de “egoísmo” (que nós defendemos) no fato de ela temer que a relação dela mesma com o Joey fique balançada porque… bem, ela “tem a cara da irmã”. Quando ela fala mais sobre isso tudo, os amigos a aconselham a ir conversar com o Joey sobre como ela está se sentindo, mas quem abre a porta no apartamento da frente é a própria Ursula, usando as roupas do Joey,

Tarde demais?

Também vemos o Ross em mais momentos em que ele se sente desconfortável por causa de toda a situação de ele ser pai do filho de Carol, mas Carol agora estar namorando a Susan… e eu preciso dizer que a Susan não é uma personagem de quem eu gosto, porque eu entendo que ela também será mãe do bebê que está por nascer, e ela tem todo o direito, mas isso não anula o fato de que o Ross vai ser o pai, e ela meio que queria que ele “desaparecesse”, sabe? A situação fica ainda mais “complicada” quando Carol tem uma emergência e não pode ir a uma aula de parto ou algo assim, e Ross e Susan precisam assistir à aula sozinhos. Mas é durante um pequeno surto de Carol e com uma fala de Susan que Ross se dá conta de uma coisa: ele vai ser pai pelo resto da vida.

Ele está preparado para isso? Afinal de contas, ele não consegue cuidar nem mesmo do Marcel e fazer com que ele obedeça, parando de comer o capacho da porta ou de apagar as mensagens da secretária eletrônica – mas é como o Chandler diz: macacos e bebês são coisas diferentes. E o Ross pode aprender no processo. Mas falando no Marcel, ele entrega um dos meus plots favoritos de “Friends”, quando ele aperta a tecla SAP da televisão do apartamento de Monica, deixa a TV em espanhol, e ninguém consegue devolver a TV para o inglês… e tenho memórias tão vívidas de gargalhadas por causa dessa questão toda da TV de Monica falando espanhol! E é legal a comoção de todo mundo em torno da TV enquanto a Monica lê o manual de instruções e tenta “resolver o problema”.

Por fim, também precisamos mencionar a história de Chandler, embora seja a minha menos favorita do episódio: agora que ele é supervisor (embora ele não esteja trabalhando muito!), ele tem obrigações como a de demitir pessoas… mas ele não consegue demitir a Nina, uma moça bonita do escritório com quem ele começa a sair (!), e ele vai inventando uma série de mentiras deixando que a história se prolongue de maneira preocupante, e é algo que condiz muito com o que conhecemos de Chandler nesse início de “Friends”: afinal de contas, foi por isso que ele passou tanto tempo envolvido com a Janice até que a Phoebe (!) tivesse que terminar o namoro para ele, não foi? E, ainda assim, essa história toda com a Janice não está realmente resolvida ainda…

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários

  1. Você pode fazer uma resenha sobre o filme "Aracnofobia" de 1990?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, esse eu confesso que nunca assisti... e não sou muito fã de aranhas, não hahaha Mas eu vou dar uma olhada em fotos/trailer para ver se consigo! :)

      Excluir
    2. Esse filme causa uma agonia na gente. Você vai gostar.

      Excluir
  2. Você já assistiu o filme "Canguru Jack"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canguru Jack sim, eu lembro que eu gostava, mas eu era criança. Me parece o tipo de filme que já não vai parecer tão legal depois que a gente desenvolve pensamento crítico o suficiente hahaha

      Excluir

Postar um comentário