Sítio do Picapau Amarelo (2007) – O Saci Contra-Ataca: Parte 3
Os quatro elementos.
Narizinho
foi transformada em pedra pela Cuca – e, agora, ela está “presa” no Mundo da
Imaginação, sem nem ter ideia de quem é, de onde veio ou como sair dali…
enquanto isso, Pedrinho, Emília e Visconde, com a ajuda do Saci, estão indo ao
seu resgate, invadindo a caverna da Cuca bem
no meio do tal Conselho das Coisas Feias, mas eles precisam de um plano se
quiserem salvar a menina do nariz arrebitado… afinal de contas, a caverna está
cheia de assombrações além da Cuca, e eles estão prestes a escolher o próximo rei ou a próxima rainha, e será
quem tiver feito a maior maldade desde a última vez em que eles se reuniram.
O Saci, no entanto, está preparado para “acabar” com a candidatura da Cuca,
anunciando a todos que sua maldade pode
ser desfeita.
E eles têm
um plano!
Pedrinho,
corajoso como sempre, se dedica a provocar os monstros e fazer com que eles o
persigam pelo capoeirão até o mais longe possível da caverna da bruxa (no fim,
Pedrinho escapa usando o pó de pirlimpimpim), enquanto o Visconde usa uma
supercola para colar todos os membros do conselho em seus assentos quando eles
retornam para a reunião mais tarde… e, agora, eles estão todos nas mãos do
sabugo de milho sabido, que é o único que tem o solvente para soltá-los, ou
então eles vão ficar presos por algumas centenas de séculos – e, para entregar
o solvente, o Visconde e os demais querem saber como desenfeitiçar a Narizinho. Cuca se faz de durona e tudo o
mais, até porque a sua caverna foi impermeada desde a última vez (!), mas eles
são persuasivos…
Então, a
Cuca conta para eles que salvar a Narizinho não vai ser fácil, e eles
precisarão trazer para ela quatro prendas, de acordo com os quatro elementos:
da água, um fio de cabelo da Iara; da terra, uma escama de ouro da serpente
encantada que vive em uma caverna em Jericaguara; do fogo, uma pestana do
Boitatá; e do ar, uma pena da asa do Uirapuru. E eu gosto MUITO desse tipo de
história que é uma verdadeira quest
em busca de elementos mágicos… e eles começam pelo FIO DE CABELO DA IARA. O
problema, é claro, é que o Pedrinho acaba sendo enfeitiçado pela sereia e
termina no fundo do riacho, enquanto
Emília tenta conversar com ela e convencê-la a devolver o Pedrinho… ela até usa
o Faz-de-Conta para transformar o cabelo dela em um ninho de passarinhos.
Mas parece
que, agora, o efeito Faz-de-Conta da Emília passa rápido.
(Característica
nova de 2007?)
Emília se
pergunta como ela vai dizer para a Dona Benta que a neta dela está com a Cuca e
o neto com a Iara, mas quando o espelho da Iara desaparece, Emília percebe que
essa é a sua grande chance, e faz um acordo com a Mãe d’Água: se ela descobrir
onde está o espelho e o trouxer de volta, Iara devolve o Pedrinho e, de quebra,
também dá um fio do seu cabelo. Então, agora o grupo precisa sair em uma busca paralela, e Iara “devolve” o Pedrinho
como uma prova de sua boa-vontade, mas lhes dá o prazo de duas luas para trazerem o espelho, e eles percebem depressa o que
vai acontecer se eles não cumprirem esse prazo: Pedrinho vai se transformar em um peixe. Afinal de contas, assim
que sai do riacho, ele já está com os braços cheios de escamas, e esse é só o
primeiro passo…
Logo vêm as
guelras também.
O Saci é
quem descobre que quem pegou o espelho da Iara foi o Caboclo d’Água, e eles
conseguem capturar a assombração com a ajuda do Tio Barnabé, mas eles não podem
soltá-lo para buscar o espelho da sereia, ou então eles nunca mais vão vê-lo na vida – por isso, alguém precisa ir
para o fundo do riacho e buscar o espelho onde quer que o Caboclo d’Água o
tenha escondido… e quem melhor do que um garoto que está lentamente se
transformando em peixe? Ele já tem escamas, já tem guelras e agora barbatanas!
Então, quase um peixe completo, o Pedrinho consegue nadar melhor do que ninguém
e encontrar o espelho da Iara, que garante para a turminha do Sítio a
completude da primeira tarefa: eles
salvam o Pedrinho e ainda conseguem o fio de cabelo da Iara.
Enquanto
isso, a Cuca tenta se livrar do Visconde cantando para colocá-lo para dormir
(amei essa característica da Cuca, muito bom e tudo a ver com a personagem!)
para que o Galo, que é o único que está solto, possa roubar o solvente… no fim
das contas, o Galo come o solvente
(?) e o Visconde sai correndo pela mata gritando por socorro, se perguntando
como ele vai conseguir salvar a própria vida… afinal de contas, galos gostam de
milho, né? Felizmente, ele ganha a ajuda do Caipora (que nem imagina que o
Visconde é amigo da bonequinha de pano atrevida que roubou o seu Muiraquitã),
que decide ficar no seu lugar na caverna da Cuca, vigiando as assombrações
enquanto o Visconde tem a chance de se juntar aos amigos para ajudar nas
buscas…
Faltam três ingredientes para salvar a
Narizinho.
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