Unknown – Finale: Us

Família.

COMO ESSA SÉRIE É MARAVILHOSA, COMO EU AMO ESSES PERSONAGENS, COMO EU AMO ESSA HISTÓRIA! Ainda estamos no primeiro semestre, mas é seguro dizer que “Unknown” é um dos melhores BLs de 2024, e eu fico muito feliz por ter feito parte dessa jornada repleta de sentimentos e de emoção em uma história tocante, sensível, humana e sincera – certamente, “Unknown” deixará saudade, mas também uma marca eterna em nossos corações. E eu gostei demais de como esse episódio final foi uma verdadeira carta de amor aos fãs: leve e tranquila, a conclusão não se escora em dramas excessivos e/ou desnecessários, e eu acho que essa é uma representação curiosa da própria vida de Wei Qian, que já passou por tanta coisa durante a sua vida…

Ele merece essa “tranquilidade” em família depois de encontrar o amor.

Nem mesmo a cirurgia é um dos pontos centrais desse Finale, como eu achei que podia ser o caso… é um episódio muito mais sentimental e fofo, que traz o Qian e o Yuan curtindo um ao outro, por exemplo, cada vez menos preocupados com o que as pessoas ao seu redor vão dizer… logo no início do episódio, Lili pergunta a Yuan se “Qian é a pessoa de quem ele gosta”, e ele diz que sim, e que eles estão juntos, algo que eles ainda estavam tentando decidir como contar para ela, mas ela fica feliz por eles, embora seja uma novidade que talvez ela ainda tenha que “processar” – de qualquer maneira, ela sabe o quanto Yuan ama Qian, e o quanto ele passou a sua vida inteira cuidando dele. O amor de Yuan é algo que nunca poderá ser contestado por ninguém.

Qian e Yuan também são “descobertos” no trabalho – mas eles não estão fazendo nenhum esforço para manterem a relação às escondidas, o que é excelente: eu quero mesmo que eles gritem esse amor para o mundo todo. Eu amei o Xiong sendo fofo e receptivo com o Qian, e acabei me divertindo com os fuxicos da empresa, embora eles estejam se metendo demais em assuntos que não lhes correspondem. Também amo o fato de o Qian estar todo romântico à sua maneira, quando o Yuan aparece todo arrumado (e lindo) para buscá-lo no trabalho, por exemplo, e Qian dá uma olhada ao redor antes de puxá-lo pela gravata (puxar pela gravata para um beijo é algo bem sexy, né, não tem jeito!) para lhe dar um beijo. EU AMO ESSES DOIS PROFUNDAMENTE.

E, juntos, eles enfrentam mais uma novidade: Lili está grávida. Lili confidencia isso a Yuan logo depois de Yuan contar para ela sobre o namoro com Qian, e agora ela está se preparando para contar para Qian, e toda a cena é maravilhosa… é impressionante como “Unknown” consegue juntar o amor, a comédia e a preocupação em uma mesma narrativa. É muito lindo como o Qian abraça e acolhe Lili quando descobre e ela estava morrendo de medo de ele ficar bravo; mas também eu dei boas gargalhadas com toda aquela cena do San Pang saindo de surpresa do quarto, o Qian pedindo para a Lili segurar a foto da ultrassonografia e saindo correndo atrás do amigo; e também senti e entendi a preocupação de Qian quando disse que Lili ainda é tão jovem para ser mãe.

Mas existe um amor e um carinho muito grande que une essa família – e, quando eu digo família, eu quero dizer o Qian, o Yuan, a Lili e o San Pang. Esses quatro são uma família, e eles vão sempre estar ali um pelo outro… acho que essa é uma das mensagens principais desse episódio final de “Unknown”, que é transmitida através do anúncio da gravidez de Lili. Qian vai processando a informação aos poucos, com o apoio de Yuan, mas tudo “se resolve” em uma mesma noite, que termina com o Qian indo cozinhar para todos… e, de certa maneira, a cena toda se torna também um paralelo para a relação de Qian e Yuan, e é muito bonito ver as expressões de Yuan, que envolvem paixão, amor e orgulho, enquanto ele olha para o Qian enquanto ele conversa com a Lili.

Agora, falta a cirurgia…

Quase temi pela conclusão, confesso. Por alguns segundos rápidos, eu senti medo. A cirurgia de Wei Qian fica para o final, e ela é apenas mencionada enquanto Qian e Yuan caminham juntos, e Qian fala alguma coisa sobre “independente do resultado da cirurgia”. Depois, vemos Yuan caminhar sozinho de volta para casa, passando por cada lugar que foi o cenário da história dele com Qian ao longo dos anos: o lugar onde eles se viram pela primeira vez e Qian ofereceu comida para ele; as escadas pelas quais o Yuan o seguiu naquele dia que mudou a sua vida; e, na narração, Yuan fala sobre como as pessoas vêm e vão da sua vida, sobre como ele perdeu e ganhou… há certo suspense enquanto Yuan chega em casa sozinho e olha para as fotos expostas ali.

E, então, Qian o recebe… diz que ele está em casa.

FELIZMENTE.

No fundo, eu nunca esperei um final triste para “Unknown”, mesmo com seu começo forte e nos seus momentos mais dramáticos… eu acho que Wei Qian sofreu tanto durante toda a vida que seria doloroso demais ele ainda ter um final triste – fico TÃO FELIZ porque ele e Yuan se encontraram, não apenas naquela noite há tantos anos, mas agora, adultos, podendo viver sem medo o que tantas pessoas talvez achassem impossível, mas que lhes faz tão bem… eles se amam, eles se importam um com o outro, eles se cuidam, e é isso o que importa. É ISSO O QUE FAZ UMA FAMÍLIA. É um final razoavelmente “simples”, mas, como eu disse, é um final repleto de sentimento, e eu acho que ele não poderia ter sido mais emocionante… estou muito feliz por ter feito parte disso.

Que BL incrível!

 

Para mais postagens de “Unknown”, clique aqui.
Visite também a nossa página: Reviews de BLs

 

Comentários