Alma Gêmea – A morte de Guto
“Vá, Guto. Vá com o meu perdão”
Uma das
sequências de capítulos MAIS IMPACTANTES de “Alma
Gêmea”, que conta com o assalto de Guto, o perdão de Serena e um crime de
Débora que impede Guto de contar tudo o que ele sabe. Guto escapou da prisão
recentemente e tem sido procurado pela polícia e por todos que amavam Luna e
que querem justiça pela sua morte,
mas assim como o Ciro previra e dissera para Rafael, Guto não iria longe,
porque ele ainda tentaria encontrar as
joias… e Guto sabe muito bem onde procurar: ele conhece Cristina bem o
suficiente para saber que ela não teria escondido as joias perto de Rafael ou
enterradas em algum lugar… ela as
quereria perto dela. Então, Guto as descobre em um compartimento secreto da
escrivaninha no quarto de Cristina.
“Eu estou rico!”
Cristina
encontra Guto enquanto ele está descendo as escadas da mansão, com uma caixa
nas mãos, e eles têm um confronto importante no qual Guto fala sobre a
armadilha que alguém preparou para mandá-lo para a prisão, e como ele não
descarta a possibilidade de ter sido a Cristina por trás de tudo, achando que na prisão ele ficaria quieto. Guto está
transtornado (e como pode ele estar tão bonito, sério?), e Cristina tenta
enrolar Guto quando percebe que o que ele carrega nas mãos são as joias de sua família… ela fala que as joias ligam os dois ao
crime do assassinato de Luna, e quando ele diz que “ninguém mais se lembra
disso”, Cristina responde dizendo que alguém lembra sim, e explica por que
Serena age daquela maneira quando ela o vê: ela
é a Luna que voltou.
Ainda mais
transtornado, Guto sabe que precisa se
livrar de Serena antes de desaparecer da cidade de uma vez por todas…
então, ele se desvencilha das tentativas de Cristina de seduzi-lo a empurrando
da escada, e é o grito de Cristina que denuncia a presença de alguém na casa –
Ivan, Zulmira, Eurico e Rafael entram correndo na casa e encontram Cristina
imóvel ao pé da escada, e quando o Felipe chega, ela pede que que “ele a salve,
porque não quer morrer assim”. Guto consegue escapar com o carro de Felipe, mas
não desaparece: ele atrai Serena para uma armadilha, com a intenção clara de
matá-la para que ela não possa falar nada sobre a morte de Luna… e depois de um
embate corpo-a-corpo de Guto e Hélio (!), Serena reverte a situação e consegue
pegar a arma de Guto.
E QUE CENA
PODEROSA!
Em uma
virada interessante de eventos, Serena é quem está apontando uma arma para
Guto, agora, falando sobre a sua morte em sua outra vida, sobre como ela não
queria partir e tinha uma força que a puxava de volta ao Rafael – a atuação de
Priscila Fantin e de Alexandre Barillari É DE ARREPIAR na cena inteira! Os
olhos cheios de lágrimas de ambos, o pavor, a surpresa, a comoção… Guto abre os
braços, mandando Serena atirar, dizendo que “essa é a sua chance de se vingar”
– “Atira, vai. Eu ia atirar em você,
atira em mim. As coisas são assim mesmo. Você voltou da outra vida, você tem
direito de se vingar”. Mas, é claro, Serena não atira: ela não voltou para
se vingar, não voltou para causar mais dor, não voltou por ódio… ela voltou de outra vida por amor.
Então,
Serena abaixa a arma, e diz: “Eu te
perdoo, Guto”.
É,
provavelmente, a coisa mais inesperada que Serena podia fazer. Guto fica
paralisado, inicialmente em silêncio, tentando entender o que ela está fazendo
e como pode perdoá-lo se ele lhe fez tanto mal, tanto como Luna quanto como
Serena, mas ela reforça o que dissera: “Eu
voltei, como Serena, pra dizer que te perdoo, Guto”. Serena é muito sábia,
muito boa e muito evoluída. Guto diz que não consegue entender e Serena explica
que está oferecendo o seu perdão, e pede que ele aproveite esse seu gesto e
deixe de lado a violência, o ódio e a vingança… a vida deve ser vivida com
amor, e ele “sempre terá tempo para renascer de novo”. E aquelas palavras e
aquela atitude de Serena afetam Guto profundamente… tanto que ele resolve se entregar à polícia.
Preso, Guto
pretende contar tudo o que sabe – é o
seu “primeiro passo para se transformar em um novo homem”. Cristina,
naturalmente, se desespera com a informação: se ele contar tudo, ela será
expulsa da casa de Rafael, talvez até incriminada e presa, então Débora
anuncia, com tranquilidade, que vai matar Guto. E ELA MATA O GUTO. Usando algo
que conseguiu com uma espécie de bruxa, ela envenena Guto de uma maneira que
seja indetectável e pareça um ataque
cardíaco. Quando Guto é levado para depor, na frente de todo mundo (Rafael
grita loucamente o chamando de “assassino” e ele precisa ser contido para que
Guto possa passar), ele já tomou a água envenenada de Débora… então, ele passa
mal e cai na frente de todo mundo, apontando fracamente para Débora…
Mas ninguém percebe.
Débora faz
toda uma cena, como se estivesse surpresa, com pena e revoltada porque ele ia
contar tudo o que sabia e não vai mais poder fazê-lo, enquanto Serena se
aproxima de Guto em seu leito de morte para perdoá-lo definitivamente: “Vá, Guto. Vá com o meu perdão”. Toda a
situação levanta desconfianças…
Rafael e Hélio dizem que isso é “muito estranho”, mas o veneno não vai deixar
rastros. De todo modo, a participação de Guto em “Alma Gêmea”, embora diminuída, ainda não chegou ao fim – é como
Serena diz: ele tinha algo a dizer e morreu atormentado por isso. Então, ele
não vai conseguir seguir em frente, e é por isso que ele aparece como um fantasma
para Cristina… e devo dizer que é legal ver o PAVOR que toma conta de Cristina.
Mas ele também tinha que atormentar a
Débora.
Em uma de
suas “visitas” a Cristina, o espírito de Guto fala sobre como Luna continua
presente no ateliê e sempre estará lá, e Cristina sobe atormentada ao ateliê
para terminar o que começara em outra oportunidade: DESTRUIR A MEMÓRIA DE LUNA.
Ensandecida, Cristina fura e rasga o retrato de Luna que tira da parede, e
quando Rafael tenta contê-la novamente, ela grita coisas como “É por causa dela que você não me beija! É
por causa dela que você não me ama!”. A cena é fortíssima, quase cômica
(adoro os exageros do Walcyr, não vou negar!), e impactante, contando com o
Rafael dando um tapa em Cristina para “acalmá-la” e a Cristina partindo para
cima dele com uma faca, e toda a confusão só chega ao “fim” quando Débora e
Felipe finalmente aparecem.
“Eu acho que eu perdi o controle. Rafael, me
perdoe”, diz Cristina.
Mas talvez
seja tarde demais.
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