Alma Gêmea – Rafael descobre as armações de Cristina!

“Cristina, você é lastimável”

Faz muito tempo que Rafael está desconfiando de Cristina… ele tem um detetive particular trabalhando para descobrir se ela realmente armou para separar ele de Serena, mas há muitos outros elementos que apontam para isso, como a fala do Guto, na cadeia, de que “tem algo para contar sobre por que beijou a Serena”, e o Eurico confessando que ouviu a Cristina falar sobre uma “cilada” para Serena. Naturalmente, quando Rafael confronta Cristina sem provas, ela nega tudo… ou pelo menos tenta, até que ela não possa mais fazê-lo: Cristina vai até a cadeia para falar com Guto, sem saber que o Rafael estava lá – e essa é, basicamente, toda a confirmação de que o Rafael precisava: então de fato a Cristina está por trás daquele beijo que Guto deu em Serena!

A cena em que Rafael confronta a Cristina, de volta no ateliê, É MARAVILHOSA. Forte e angustiante, ela é movida pela fúria quase selvagem de Rafael, que está gritando ferozmente, querendo saber tudo, querendo que Cristina confesse o que fez… e, abalada e com medo de perder a oportunidade de se casar com ele agora que chegou tão perto, Cristina se encolhe dizendo que tudo o que fez foi por amor, porque queria estar com ele, e pergunta se ele queria que ela se conformasse. A confissão de Cristina abre possibilidades para o futuro de “Alma Gêmea” – possibilidades que ainda estão repletas de maldades de Cristina, mas que diminuem, talvez, o seu poder de manipulação… está cada vez mais claro o tipo de pessoa que a Cristina é de verdade.

Cristina faz de tudo para virar a história a seu favor, para se justificar e para bancar a vítima. Ela diz que, depois que a Luna morreu, ela ficou ali naquela casa e dedicou sua vida toda a Rafael e ao filho dele, e nunca teve nada… nunca teve ninguém. Cada vez mais tomada pela raiva ela mesma, Cristina diz que teria vivido ali para sempre enquanto nas veias de Rafael, ao invés de sangue, corresse apenas saudade, mas então apareceu essa “selvagem” e tomou o seu lugar, e isso ela não podia aceitar – “Mesmo que ela fosse a Luna, Rafael, por quê? Por que a Luna teria o direito de te ter duas vezes? Por que ela teria o direito de vir de outra vida pra te conquistar de novo e eu nunca?”, ela grita, exasperada, antes de perguntar o que a Luna/Serena tem que ela não tem…

E acho que foi ali que Cristina cavou a sua humilhação… Rafael não sabe explicar o que Luna e Serena têm que a Cristina não tem, mas ele fala sobre amor. Ele fala sobre como as almas deles estão conectadas, nessa vida, em inúmeras vidas passadas e quem sabe em quantas mais no futuro – ela é a sua alma gêmea. Rafael diz a Cristina, enojado, que sente pena dela, porque ela foi capaz de fazer algo tão sórdido em busca de amor, mas o amor não se constrói em cima de alicerces podres… dizendo que ela é “lastimável”, Rafael sai do ateliê, e então Cristina corre atrás dele, se joga no chão aos seus pés enquanto ele desce as escadas, diz que ela errou, mas eles têm a vida toda pela frente, que eles são da mesma classe social, que ela o ama… e é profundamente patético.

Esse é o retrato de Cristina: patética. E isso meio que me deixa feliz, sabe? Quer dizer, sabemos que o casamento entre Rafael e Cristina vai acontecer, porque ela tem a carta na manga que é a mentira da gravidez, mas ao menos ela vai se casar depois de um momento como esse, que não lhe permitirá um momento de vitória… inclusive, em uma grande cena da vilã com a mãe, ela fala sobre isso enquanto, furiosa e frustrada, rasga enraivecida o seu vestido de noiva, com o qual sempre sonhou. Ela mesma diz que queria entrar na igreja se sentindo vitoriosa, triunfante, mas agora o seu casamento “vai ser uma humilhação”. E, mesmo com a suposta gravidez, se dependesse de Rafael não haveria casamento – mas então Cristina dá mais uma cartada…

E vai falar com Serena.

Desesperada com a possibilidade de perder esse casamento, Cristina vai à pensão em busca de Serena, fazendo toda uma cena de coitada, dizendo que veio se humilhar perante ela por causa do filho que espera… diz que é capaz de se ajoelhar à sua frente para pedir que ela não o separe de Rafael, e muitos anos assistindo novelas nos fazem entender que essa jogada baixa de Cristina vai funcionar – afinal de contas, Serena evoluiu muito desde o começo de “Alma Gêmea”, é verdade, e ela é menos burra e inocente do que ela era quando chegou a Roseiral, mas ela também acredita que Cristina está realmente grávida, e é boa o suficiente para escolher abrir mão de Rafael para que o seu filho possa crescer com um pai… e Cristina trabalhar bem com as palavras e as chantagens emocionais.

 

“Serena, se ama o Rafael como diz, como pode querer que o filho dele cresça sem pai? […] Vai tirar o pai do meu filho do convívio da família? Acha certo? […] Vai deixar essa criança nascer sem pai? Se é honesta como afirma ser, não fará essa criança sofrer”

 

Cristina sabe fazer Serena se sentir culpada, e ainda a faz duvidar do amor e das palavras de Rafael… diz que, se ele a amasse tanto quanto diz que ama, ele não teria feito um filho em outra mulher – e não teria se entregado a ela “muitas vezes”, como se entregou. Uma mentira, mas Serena já estava convencida mesmo antes disso. Então, Serena resolve procurar Rafael pessoalmente, e os dois compartilham outra cena na estufa, na qual ela tenta finalizar de uma vez por todas o que existe entre eles, dizendo que eles não podem ficar juntos, mesmo que seja o que ele quer… toda a coisa de abrir mão dele pelo filho (que nem existe) é ruim, mas ouvir Serena voltar a dizer que o Rafael ama a Luna e ela não é a Luna é algo bastante necessário, a meu ver.

Aquele “E eu? Onde vai ficar a Serena?” é poderoso demais!

 

Para mais postagens de “Alma Gêmea”, clique aqui.
Para outras novelas, visite “Teledramaturgia Brasileira” em nossa página.

 

Comentários

  1. Aproveitando a temática de vilões por aqui (rs), hj ouvi de novo algumas canções e teasers de "Margarita", o spin-off de Floricienta e fiquei chocada... Por exemplo, com a canção "Espejito". Se Margarita não sabe de seu passado e vive uma crise de identidade como diz a música, isso quer dizer que ela cresceu como órfã e que Flor, Máximo e os Fritzenwalden não foram felizes depois de tudo o que passaram (pelo menos na versão argentina) 😐

    Recomendo que vc assista os teasers e os clips. Do que sei, anos atrás Cris Morena acusou a Florencia Bertotti (que interpretou Floricienta) de ter plagiado "Floricienta" através de outra novela, "Nini" e ganhou na justiça. Anos depois as duas se reconciliaram, mas mano... Se isso não foi uma espécie de vingança da parte da Cris Morena, (acabando c/final feliz da personagem criada por ela mesma pela conduta da atriz no passado pra construir uma nova história c/a filha dessa personagem órfã e separada dos pais - E nem sabemos se Flor e Maximo morreram ou o que aconteceu com os Fritzenwalden), eu não sei mais o que é 😬

    E considerando o apego que ela tem com finais trágicos e órfãos protagonistas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro as músicas de "Floricienta", mas além das músicas, confesso que eu não sei tanta coisa sobre a versão argentina... então eu nem sabia sobre todo esse problema entre a Cris Morena e a Florencia Bertotti, mas de fato não me surpreende se "Margarita" for uma espécie de vingança ou algo assim. Mas será que ela vai conseguir fazer a série/novela TODA sem dar notícia nenhuma sobre Flor e Máximo... quer dizer, será que não saberemos nada mesmo sobre Krikoragán, sendo que está no teaser? De todo modo, posso confessar? Eu tô morrendo de vontade de ver "Margarita" hahaha Quando começar, eu certamente vou ver e comentar :)

      Excluir
    2. Talvez a gente saiba, porque a história toda se passa em Krikoragán, tem a história da guerra e do reino vizinho, da menina órfã que Delfina adotou pra substituir a verdadeira Margarita e etc.

      Acho desde Chiquititas 1999/2000 a Cris tem esse costume de ñ explicar mta coisa sobre personagens que desaparecem da trama e seguir escrevendo de boa (Até hj ninguém sabe quem era o filho perdido do Rafael, o que aconteceu com o avô e os irmãos mais velhos de Luisana, Titán, Agustín e Juanita depois que o celeiro pegou fogo e a casa onde eles viviam foi abandonada, por exemplo).

      Excluir
    3. É, eu acho que sim... até porque tem Krikoragán logo no começo do trailer, a história parte da guerra lá e tudo o mais, alguma coisa vai ter. Talvez a Margarita chegue a descobrir quem é... talvez independente de brigas com a Florencia, a Cris Morena não queira atrair hate dos fãs de Floricienta para Margarita, que meio que são o público principal, né?

      Excluir

Postar um comentário