Justiça 2 – Balthazar Gomes da Silva: Parte 2

“Eu vou te ajudar a fazer justiça”

Ainda não sei como cada história de “Justiça 2” vai se desenvolver – e eu gosto do fato de esse capítulo dar alguma ideia do que está por vir no restante da semana nas demais histórias –, mas, por enquanto, Balthazar é o meu personagem favorito na temporada. Seu segundo capítulo (o quinto, no geral) é extremamente importante: começa na conversa de Balthazar com Cassiano no cemitério onde ele foi visitar a avó e no qual diz ao advogado que ele não quer se vingar, e termina com Balthazar em uma cama de hospital, conversando mais uma vez com Cassiano, dessa vez dizendo que “vai ajudá-lo a fazer justiça”. Com um desenvolvimento muito bom, o episódio nos conduz com muita destreza até esse momento que, confesso, era o que eu estava esperando.

Nestor precisa pagar por tudo.

Depois de ser recebido de volta no “mundo real” por Cassiano e de ter visitado o túmulo da avó, que morreu sozinha poucos meses depois de sua prisão, Balthazar vai visitar Larissa – é um reencontro emocionante cheio de uma felicidade sincera, mas a vida seguiu para Larissa aqui do lado de fora… ela agora é líder de uma cooperativa de entregadores, tendo se livrado dos aplicativos como dissera que faria, e ela está namorando um homem chamado Túlio. A química entre Balthazar e Larissa, no entanto, ainda é evidente em toda cena que eles compartilham: o abraço apertado na cooperativa, a sequência toda na cachoeira… ele a ama, e os sentimentos dela por ele também ainda seguem ali. Fico me perguntando qual será a função de Túlio na narrativa…

Curioso com os rumos dessa trama!!!

Tendo saído da prisão e tendo apenas 1.000 reais que Cassiano emprestou para ele, Balthazar retorna para as entregas em bicicleta, e o aplicativo o envia para um lugar curioso logo de cara: a casa de Silvana. A cena é fortíssima! Há 7 anos, Silvana e Nestor colocaram Balthazar na cadeia injustamente, e agora ela não se lembra dele ao olhar para a sua cara… mas talvez tenha sido o destino o enviando ali para que “ele pudesse dizer algumas verdades”, e é uma cena poderosa (com uma atuação perfeita de Juan Paiva!) quando Balthazar fala de tudo o que ele perdeu: a sua avó morreu sozinha, ele perdeu a casa na qual eles moravam, perdeu a namorada… por um crime que o acusaram e ele não cometeu, como ficou provado. De certa maneira, ela sente culpa.

O capítulo também faz aquilo que é fascinante em “Justiça”, que é estabelecer conexões entre as histórias – e, como essa é a primeira história da semana, nos permitir uma pequena prévia do que está por vir nos próximos capítulos. Vemos Carolina prestes a deixar o pet shop quando Balthazar aparece por lá para pedir emprego; vemos Jayme às voltas com Nestor, já que eles “têm negócios juntos”, o que não nos admira, tendo em vista que nenhum dos dois presta; vemos Geiza fazendo a unha de Silvana e ouvindo a história de Balthazar, e eu imagino que ela esteja ali para tentar conseguir algo contra Nestor; vemos Kellen em uma festa, com “Las Primas”; e vemos Jordana surtando porque o cantor não vai aparecer, com Milena parada ali com ela…

Coisas a serem desenvolvidas nos próximos 3 capítulos.

A estranha culpa de Silvana, que talvez seja um pouco menos má que Nestor, faz com que ela tente “ajudar” Balthazar. Ainda que nada possa devolver os sete anos que ele viveu na cadeia nem nada do que ele perdeu por isso, ela compra uma moto para ele, esperando que isso possa ajudá-lo – e eu gosto muito da honestidade da cena quando Balthazar diz que isso não lhe devolve os sete anos perdidos, e que ele gostaria de poder não aceitar, mas a verdade é que ele precisa trabalhar… ter uma moto pode colocá-lo de volta como entregador, pode colocá-lo na cooperativa com Larissa, então ele aceita. Mas Nestor e Jayme assistem de longe enquanto Silvana lhe presenteia com a moto e, naquela noite mesmo, Balthazar é espancado e a moto é roubada…

Quando acorda no hospital, ele tomou uma decisão: ele vai ajudar Cassiano na sua vingança.

 

Para mais postagens de “Justiça 2”, clique aqui.
Para as postagens da primeira temporada de “Justiça”, clique aqui.

 

Comentários