O Malefício (2023) – O sonho com Juanito

Juanito na organização?

Desde o começo de “O Malefício”, Juanito tem constantemente sido atormentado e intimidado por dois colegas de classe que não o deixam em paz… quando Beatriz descobre que os garotos da escola jogaram a mochila de Juanito na água e estragaram todos os seus materiais pouco antes de sair para um jantar com Enrique, ela está bastante aérea durante todo o tempo, e Enrique quer saber o que está acontecendo – quando ele descobre o tormento pelo qual Juanito está passando, então, ele decide fazer algo a respeito, e diz que “essa será a primeira coisa que eles farão juntos”: Beatriz vai pessoalmente à escola para conversar com a professora mais uma vez, e ele diz que vai se encarregar da escola, porque “já é hora de eles aprenderem uma lição”. E é mesmo.

Na verdade, a escola está sendo bastante negligente… eles fazem o mínimo possível, sem qualquer resultado, e acreditam estar “fazendo a sua parte”, e quando Beatriz vai seriíssima falar com a professora e a diretora da escola, novamente eles não parecem muito capazes de fazer alguma coisa de fato, até que chega uma inspetora enviada pelo próprio secretário de educação, e ela chega colocando banca, se colocando contra a professora e exigindo à professora que ela se demita no máximo até o dia seguinte, enquanto a escola toma as atitudes necessárias. Pode até parecer exagerado, mas posso dizer? EU AMEI. A escola não fez NADA concreto até então e, por gostar tanto do Juanito, eu acho que aquilo tudo tinha mesmo que acontecer.

Já que a escola nunca demonstrou real preocupação com Juanito e sua segurança e bem-estar, a carteirada foi necessária, e a expressão da diretora, em silêncio atônito, foi impagável! Tudo o que a escola não tinha feito até então, porque estavam levando a situação de qualquer jeito, postergando atitudes e mostrando preocupação de fachada, é finalmente feito em um mesmo dia… depois da visita da inspetora, os dois garotos que fazem bullying com o Juanito são suspensos por duas semanas e, no retorno, se não trouxerem um acompanhamento de psicólogo, não poderão entrar. Infelizmente, isso ainda não resolve o problema de Juanito, porque, quando eles retornam, eles são os mesmos de sempre: provocando, intimidando, estragando os materiais de Juanito…

Precisaremos de algo mais drástico?

Além da presença de Bael, que vem rondando Juanito desde o início de “O Malefício” (e que mais recentemente tem se manifestado constantemente na forma de uma letra “A” que aparece misteriosamente escrita em seu caderno, sobre as suas anotações, a ponto de fazer com que Juanito queira deixar os cadernos novos de lado, porque “eles lhe dão medo”), uma outra presença também começa a se aproximar de Juanito discretamente: o fantasma de Nora. Embora pareça assustador, em um primeiro momento, eu acho que há um quê de proteção da parte de Nora… de todo modo, quando Beatriz o vê no quarto de Juanito, ela liga a luz desesperada, mandando “não tocar no seu filho”, mas quando ela acende a luz, percebe que não tem nada ali.

Ou parece que não.

Enquanto isso, com a ausência de Raúl, Gerardo tenta transformar Jorge no sucessor de Enrique como o “portador” de Bael – diferente do irmão, Jorge não fica horrorizado com o fato de o pai ter feito um pacto com um demônio, embora ele não saiba a natureza do seu sacrifício (!), e passa a desejar o poder para si… fascinado com as possibilidades, seus olhos chegam a brilhar, e ele começa a fazer perguntas a Enrique sobre o seu poder, o pacto, Bael… ele diz que está pronto para ser seu sucessor. E, para isso, Gerardo o treinará ensinando tudo o que sabe sobre o demônio, assim como fizera com o próprio Enrique há algum tempo. A satisfação de Gerardo é angustiante/revoltante de se assistir, e ele acredita que finalmente descobriu quem é o sucessor…

Mas um sonho de Enrique parece advertir do contrário.

Na mesma noite em que fica “decidido” que Jorge será provavelmente o sucessor de Enrique, Enrique tem um sonho com o Juanito na organização: ele está ali para falar com Enrique, dizendo que sabe o que aconteceu entre ele e Raúl, e que é por isso que está ali, porque é seu amigo… Enrique acorda pouco depois, confuso, chamando o nome de “Juan”, sem entender o que isso significa. Enquanto isso, Raúl também pensa na possibilidade de Jorge se envolver com Bael e conta ao Padre Cayetano que tem um irmão mais novo que ele e que agora sente que também tem que protegê-lo, e Cayetano diz que “Deus lhe dará claridade para proteger a sua família”. Na igreja do Padre Cayetano, Raúl encontrou, pela primeira vez em muito tempo, um pouco de paz…

 

Para mais postagens de “O Malefício”, clique aqui.
Para as demais produções da “Fábrica de Sonhos”, visite a nossa página.

 

Comentários