Sítio do Picapau Amarelo (2007) – As Invenções do Visconde: Parte Final

Teletransportador Sabugosa.

Concluímos a segunda história da temporada de 2007 do “Sítio do Picapau Amarelo” e eu vou dizer algo que eu venho dizendo há algum tempo: FOI MUITO LEGAL. Eu não assisti a essa temporada na TV na época em que ela foi ao ar (eu estava no Ensino Médio e estudava de manhã), então muita coisa é novidade para mim, e embora eu tenha algumas ressalvas, eu estou achando uma temporada bem boa… gosto muito de como os livros são resgatados em busca de inspirações para “novas” histórias, e eu estou adorando essa Emília! As histórias que eu “reconheço” através dos livros e a Emília de Tatyane Goulart que me remete à Reny de Oliveira são dois fatores que inesperadamente tornam e temporada nostálgica para mim – por isso, tem sido uma grande experiência!

Com a conclusão de “As Invenções do Visconde”, algumas histórias chegam ao fim: a Cuca, por exemplo, consegue pegar de volta o seu livro e coloca os cangaceiros para correr, e eles acabam na delegacia, fugindo do lobisomem e ironicamente pedindo que o delegado os prenda para que eles possam “ficar em segurança”. O Barão e a Minerva, por sua vez, ficam sem o Psicocaptador Sabugosa quando ele é destruído, mas descobriram que Carmela é a mula-sem-cabeça, e armam uma cilada para que ela se transforme na sala da casa deles, enquanto eles filmam… felizmente, a mula-sem-cabeça consegue destruir o filme da gravadora e escapar, e Minerva ainda ganha a ajuda do Tio Barnabé, que a encontra no Arraial dos Tucanos e quebra a sua maldição… ela nunca mais será a mula-sem-cabeça.

Emília e Narizinho, por sua vez, estão enfrentando as consequências da acusação que Abélha fez contra elas, as acusando de ter envenenado a geleia real e pedindo ao Conselho a pena máxima contra ela e contra todos os humanos… mas Emília e Narizinho têm uma testemunha de que Abelarda entrou no quarto delas durante a noite para pegar um fio de cabelo da boneca: um Zangão, que é sempre tratado como invisível na colmeia e, portanto, Abélha e Abelarda não deram atenção a ele. O Zangão conta que ouviu Abélha dizer que queria usar a guerra contra os humanos para se tornar a “Rainha da Colmeia”, e Abélha deixa de lado toda a sua encenação e tenta tomar o poder da colmeia à força… Narizinho e Emília são, então, condenadas à pena máxima.

Todos sabem, ao menos, que elas são inocentes… mas de que isso adianta se Abélha tomar conta mesmo da colmeia? A solução vem inesperadamente dos zangões, que se reúnem para fazer uma revolução, se livrar de Abélha e devolver às coisas a como elas eram antes – ou mais ou menos, porque eles propõem algumas mudanças, como ter, agora, poder de voto no Conselho. E a colmeia aprende uma lição, quando são salvos pelos membros mais menosprezados da colmeia. Antes de perder oficialmente, Abélha ainda tenta colocar fogo na colmeia (!), mas enquanto Narizinho e a Abelha Mestra tentam conversar com ela, Emília faz com que todas as abelhas do Conselho batam suas asas bem rápido para apagar o fósforo acesso de Abélha

E, assim, a colmeia é oficialmente salva.

E a guerra contra os humanos é suspensa.

Visconde e Pedrinho, por sua vez, enquanto o Sítio ainda estava cheio de cangaceiros, ficaram “presos” no laboratório, tentando encontrar uma maneira de ir até a delegacia e pedir a ajuda do delegado – e, sem pó de pirlimpimpim disponível, a única saída era o Teletransportador Sabugosa… mas, como o Visconde avisara, ele ainda não estava bem pronto e testado, e podia mexer com o DNA das pessoas. Então, os dois conseguem se teletransportar para a delegacia no Arraial dos Tucanos,mas alguma coisa acontece e Pedrinho acaba virando uma espécie de espiga de milho, assim como o Visconde… naquele momento, no entanto, o Pedrinho só quer pedir a ajuda do delegado contra Belzebu Bill, porque sabe que o Visconde vai dar um jeito na sua situação depois…

Quando tudo se resolve no Sítio (porque Dona Benta entrega o livro da Cuca aos cangaceiros e deixa que eles se entendam com a jacaroa na mata), Visconde tenta trazer o Pedrinho “de volta ao normal”, fazendo alguns ajustes na máquina e programando um teletransporte próximo… mas, ao invés de resolver o problema, o Visconde vira uma espiga de milho de verdade e sem vida, e o Pedrinho tem que resolver tudo sozinho. No fim das contas, depois de passarem algumas vezes pela máquina, o Visconde quase ser comido pelo Rabicó e virar uma pipoca (!), e a Tia Nastácia ajudar com a sua devoção a São Jorge, tanto o Pedrinho quanto o Visconde de Sabugosa são trazidos de volta ao normal e eles podem respirar tranquilamente… tudo está tranquilo.

Até começar a próxima aventura!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários