Alma Gêmea – Mirna joga Cristina no chiqueiro!

“Conheço as moça’ da sua laia, sua tinhosa”

AH, COMO A MIRNA É RAINHA! MARAVILHOSA! ICÔNICA! PERFEITA! E fala sério: como não amar “Alma Gêmea”? Esse é um dos momentos mais recordados da novela (Walcyr Carrasco empenhado em entregar um sentimento catártico à audiência, e Fernanda Souza simplesmente brilhando!), que garantiu um recorde de audiência para a trama, que tem números substanciais em toda sua trajetória: no dia em que Mirna jogou Cristina no chiqueiro, a novela teve uma média de 48 pontos, atingindo picos de 53. Números expressivos para qualquer novela, ainda mais para uma trama do horário das 18h. E continua sendo um imenso prazer assistir a essas cenas atualmente, especialmente porque a Cristina está muito confiante de que as coisas vão acontecer de um jeito…

E nada sai como ela esperava.

Depois de descobrir onde o Rafael está escondido, Cristina e Débora chegam ao sítio acompanhados da polícia – nas palavras dela, “para resgatar o seu marido”. Preocupada, Serena garante a si mesma que não vai deixar que levem o Rafael, mas Felipe e Hélio sabem que não vai ser fácil, já que Cristina é legalmente sua esposa e ela trouxe o delegado com ela… felizmente, o Ciro está presente e ele pede que eles o deixem falar com a Cristina e com a polícia, porque ele conhece as leis. Ainda assim, Serena é quem lidera a coisa toda, e sai à frente, desafiadora, fincando o pé e não saindo da frente quando Cristina a manda parar de dizer que ama o seu marido e a deixar entrar. E é aí que começa uma sequência cheia de confronto, suspense e tensão.

Ciro não permite a entrada do delegado e diz que ele será processado se entrar sem autorização… ele só pode entrar se tiver uma ordem judicial. Felipe ajuda, dizendo que é filho de Rafael e tem o direito de cuidar do seu pai, e o delegado confirma que ele não pode mesmo entrar sem a autorização do proprietário ou sem uma ordem judicial… satisfeita, Cristina diz que, então, ela vai esperar a chegada dos proprietários, e diz à Serena que duvida que “aqueles caipiras vão impedi-la de entrar se souber o que ela pode fazer contra eles”. Firme, Serena diz que ela pode esperar o quanto quiser… lá fora. O capítulo segue, prolongando a expectativa enquanto esperamos a chegada de Mirna e de Crispim, porque é então que as coisas vão pegar fogo mesmo.

Para a nossa sorte, Mirna já chega, como ela mesma diz, “fervendo de raiva”. Ela acabou de descobrir que a Kátia vai se casar com o Jorge e está furiosa, porque ela roubou o seu noivo depois de tudo o que fizeram por ela! Então, a Cristina não tem a menor chance… essa é a verdade. Ela aposta tudo em colocar medo deles, dizendo que eles podem ser acusados como cúmplices do “sequestro” de Rafael e, se algo acontecer com ele, podem ser denunciados por falta de tratamento e isso “é caso de cadeia”. Serena intercede por Rafael, dizendo que só o trouxeram para lá porque ele estava definhando naquela casa com Cristina, e diz a Mirna e Crispim que eles mesmos sabem que ele está melhorando desde que eles o trouxeram ali para o sítio.

Então, ela pede que não as deixem levá-lo de volta.

Toda a questão do casamento de Kátia e Jorge deixou Mirna no limite, e quando Serena a lembra de que “Cristina usou-se de mentiras para se casar com Rafael”, é como se algo explodisse dentro de Mirna… furiosa e simplesmente MARAVILHOSA, Mirna diz que quando a Cristina vai à loja, ela a trata com nariz empinado, e nem quis vir ao seu noivado ali no sítio… Cristina tenta mudar o assunto, diz que “isso não tem nada a ver” e “exige” que a deixem entrar, então Mirna responde dizendo que lá na loja ela pode até exigir alguma coisa, mas ali na frente da casa dela, ela não vai exigir nada – “Conheço as moça’ da sua laia, sua tinhosa”. Brava e sabendo que não vai conseguir nada com Mirna, Cristina se volta a Crispim e pede que ela “controle a sua irmã” ou algo assim.

Quando Cristina tenta “entrar à força”, Mirna se coloca na sua frente e manda ela ir embora dali – “Ah não vai? Você não vai sair, não? Ah, você vai. Vai sair sim!”. ENTÃO, O CAOS TOMA CONTA, NO MELHOR ESTILO WALCYR. Mirna parte para cima de Cristina feito um touro; Ivan manda ela não tocar na Cristina; Crispim parte para cima do Ivan para defender a Mirna. E Mirna faz o que estávamos esperando ansiosamente: “Eu sou baixinha, mas eu tenho força nos braço’. E agora… agora eu vou tacar você no chiqueiro”. ISSO NÃO PODIA SER MAIS PERFEITO! O altamente frequentado chiqueiro do sítio vai receber, agora, a pessoa que mais merecia estar naquele chiqueiro, e eu gosto dessa coisa quase “inesperada” quando diferentes núcleos acabam se misturando…

O “O QUÊ?!” horrorizado de Cristina já vale demais, assim como a sua expressão durante todo o caminho no qual a Mirna a empurra em direção ao chiqueiro, mas nada se compara à cena em si… Mirna está totalmente entregue àquele momento: ela atira Cristina no chiqueiro, e como ela cai agachada, Mirna parte para cima dela para enterrar, repetidamente, a sua cara na lama, como deve ser feito. E tudo funciona MARAVILHOSAMENTE! As expressões chocadas de Débora e as risadas mal contidas de Felipe e dos demais são incríveis! É uma humilhação, e eu só acho uma pena que a Débora não tenha terminado no chiqueiro também… mas tudo bem, já foi bom o suficiente ter a Cristina lá, e ela não tem outra alternativa a não ser embora dali, depois de tudo.

Mas Cristina vai embora prometendo que ela vai voltar – e, dessa vez, com uma ordem judicial, então eles não poderão impedi-la de entrar. Se perguntando o que eles podem fazer agora, Serena sabe que a única esperança é que o Rafael volte a falar antes do retorno de Cristina… ele já tem apresentado claros sinais de melhora há algum tempo, e ela espera que os tratamentos de José Aristides e a força do seu amor sejam o suficiente para fazer com que o Rafael dê um passo significativo rumo à sua recuperação: ele precisa voltar a falar para dizer, por ele mesmo, que não quer voltar para a casa com Cristina. Enquanto isso, Cristina e Débora conversam com um advogado que lhes garante que conseguirá uma ordem judicial… “no mais tardar, no dia seguinte”.

Elas estão satisfeitas.

Mas não sabem o que as espera!

 

Para mais postagens de “Alma Gêmea”, clique aqui.
Para outras novelas, visite “Teledramaturgia Brasileira” em nossa página.

 

Comentários