Justiça 2 – Balthazar Gomes da Silva: Parte 3

Balthazar e Cassiano falam com Sandra!

COM TODA A CERTEZA, O MELHOR CAPÍTULO DE “JUSTIÇA 2” ATÉ O MOMENTO! Por enquanto, a história do Balthazar tem sido a minha favorita na temporada, talvez em parte por causa do quanto eu gosto do Juan Paiva, mas é muito bem-vinda essa união de sua história com as demais, porque ele era o personagem mais “afastado” das outras tramas até então, com conexões sendo estabelecidas apenas por causa de uma entrega para a Geiza, um pedido de emprego no pet shop de Carolina ou coisas assim… agora, ao lado de Cassiano, a trama de Balthazar se expande e começamos a ver o personagem participar de outras histórias – e essa conexão cada vez mais evidente entre as diferentes histórias de “Justiça” sempre foi algo que me fascinou no conceito da produção!

Parte do capítulo ainda é dedicada à história de Balthazar com Larissa… depois de sair do hospital ainda com hematomas por causa da surra que levou dos caras enviados por Nestor, ele pede a ajuda da ex-namorada para fazer uma maquiagem que cobrisse um pouco as marcas, para que ele pudesse voltar a trabalhar. E, como toda vez que eles se encontraram desde que Balthazar deixou a cadeia, a química entre eles está explodindo – e, dessa vez, eles não conseguem resistir um ao outro, em uma cena que, mais do que quente, é bastante romântica e bonita. Mas Larissa está de casamento marcado com o tal de Túlio: ele foi contra o Balthazar se juntar à cooperativa, e só cedeu quando ela aceitou marcar uma data para o casamento dos dois…

E isso deve ser um problema futuramente.

Silvana, por sua vez, se sente culpada por tudo o que ela e o marido fizeram contra Balthazar, e ao descobrir que Nestor mandou bater no rapaz e pegar de volta a moto que ela comprara, ela faz duas coisas: primeiro, ela desafia o Nestor, falando um monte de coisas sobre como ele é mau-caráter, de uma maneira bastante perigosa, porque ela sabe que o marido é um bandido; depois, ela compra uma nova moto para o Balthazar e vai pessoalmente até a sua casa para entregar, mas Balthazar não a aceita dessa vez… ele pergunta se ela quer que o marido dela o mate. Curiosamente, Silvana pode ser uma personagem-chave nessa trama toda, porque ela está se voltando contra Nestor, ainda que, por ora, fechada dentro de casa e, consequentemente, correndo perigo.

Mas Balthazar consegue gravar um vídeo dela que pode ser importante.

O capítulo também nos traz um pouquinho mais de Cassiano – e que sequência angustiante que é o flashback exibido enquanto ele conta para Balthazar por que ele tem tanta raiva de Nestor. Em 2011, Cassiano e João estavam prestes a sair para uma lua-de-mel em Buenos Aires quando sofreram um ato de homofobia verbal e física: primeiro, eles são “provocados” com comentários homofóbicos e revoltantes, típicas de pessoas conservadoras; depois, quando João reage aos comentários, Nestor se levanta com uma raquete para bater nos dois, e ele espanca o Cassiano principalmente… Cassiano só desperta três dias no hospital, com o João chorando ao seu lado, e então ele percebe que não sente mais as pernas. É revoltante, angustiante, desesperador. Eu entendo seu desejo por vingança.

Mas Cassiano pode estar tão fixado nisso que ele corre o risco de perder o João, que quer que ele “siga em frente”. Agora com a companhia de Balthazar, Cassiano acredita que pode finalmente derrubar o Nestor. E talvez uma das chances deles sejam com Sandra Lima, a garota que apareceu no jornal e que era uma das laranjas de Nestor… gostei da junção dessas duas tramas, as duas melhores na minha opinião: Balthazar e Nestor vão atrás de Sandra e Geiza, oferecem sua ajuda e deixam um cartão; embora Geiza recuse a ajuda em um primeiro momento, mais tarde ela busca Cassiano dizendo que “acha que Nestor quer matar a sua filha”, e apenas a terceira parte da história de Geiza/Sandra vai nos mostrar o que foi que aconteceu entre os dois encontros…

Cassiano está disposto a ajudar Geiza e Sandra, mas talvez agindo de maneira egoísta as enviando para conversar com um repórter amigo seu – e é então que elas são colocadas em perigo quando Nestor termina um comício, deixa o público com um show de Milena, “a Princesa do Piseiro”, e resolve “resolver o problema com as próprias mãos”. Jayme é enviado para se passar pelo motorista pelo qual Cassiano está esperando, e Cassiano e Balthazar só descobrem quando Geiza e Sandra já foram embora… a sequência final é eletrizante e desesperadora: Geiza e Sandra fugindo, Balthazar tentando correr para ajudar as duas, Geiza pedindo que ele faça alguma coisa para salvar a sua filha, e Balthazar parece longe demais para salvar a Sandra da arma de Nestor apontada para ela.

QUE FINAL ELETRIZANTE.

Já queria pular para o capítulo de Geiza/Sandra.

 

Para mais postagens de “Justiça 2”, clique aqui.
Para as postagens da primeira temporada de “Justiça”, clique aqui.

 

Comentários