Power Rangers RPM – Beyond a Doubt

Pode-se confiar em Tenaya?

Exibido em 26 de setembro de 2009, “Beyond a Doubt” é o vigésimo sexto episódio de “Power Rangers RPM”, e é MAIS UM GRANDE EPISÓDIO DA TEMPORADA. No episódio anterior, Dillon e Tenaya descobriram que são irmãos e, no fim do episódio, depois de Dillon procurar por ela exaustivamente, ela aparece de bom-grado na base dos Power Rangers, para dizer que ela quer ajudar a derrotar Venjix… é uma mudança quase abrupta, mas não o suficiente para ser um problema, já que “Key to the Past”, o episódio anterior, trabalhou muito bem a Tenaya entrando em contato com o seu lado humano, o que desperta memórias e emoções que a fazem perceber que ela é muito mais do que “alguém que trabalha para o Venjix” e só. E eu gosto muito da “nova” Tenaya.

Outra das minhas temporadas favoritas na franquia “Power Rangers” trouxe uma narrativa similar de irmão que procura a irmã: em “Power Rangers in Space”, Andros, o Ranger Vermelho, estava em busca de Karone, a sua irmã que tinha se convertido em Astronema… a história de Dillon e Tenaya é um ponto importantíssimo do roteiro de “Power Rangers RPM”, inclusive funcionando como fio condutor da temporada como um todo, e chega a um ponto crítico agora: sabemos a verdade, vimos flashback de como as coisas aconteceram, mas será que podemos confiar em Tenaya? Afinal de contas, como o próprio Ziggy comenta, ela estava tentando destruí-los naquele mesmo dia mais cedo, e agora ela aparece ali na base dizendo que “quer ajudar a derrotar Venjix”?

Gosto de como “Beyond a Doubt” é, de certa maneira, conduzido como um suspense – ou talvez tenha sido minhas expectativas para a trama que me fizeram ver o episódio como um suspense, mas é interessante não saber bem se podemos confiar em Tenaya… sim, ela é a irmã de Dillon, mas ela poderia ainda não ter se livrado totalmente de sua parte controlada por Venjix? Ela podia estar fingindo tudo aquilo, não podia?! Quando os Rangers estão em um impasse porque o próximo ataque de Venjix pode significar sua derrota e que não existirá mais uma Cidade de Corinth a proteger, Tenaya oferece sua ajuda para conseguir uns códigos na base de Venjix, e eles acabam aceitando a sua ajuda… afinal de contas, a Dra. K está bastante certa de que eles não têm nada a perder.

Assim, ganhamos uma sequência extremamente interessante de Dillon e Tenaya, como irmãos, invadindo juntos a base de Venjix – e todo o teatrinho que eles interpretam! Tenaya volta à sua expressão antiga, age como se tivesse capturado o Ranger Preto, que acaba preso em uma cela, enquanto ela mesma vai em busca do código de que precisam e, depois, dá uma “mãozinha” para o irmão. E é muito bom ver que Tenaya não estava mentindo para Dillon, mas estava mentindo para Venjix. E Dillon não vai embora sem, antes, ir atrás de Tenaya, porque é como ele diz: ele já a deixou ali uma vez antes, e não vai fazer isso de novo. E ele chega a tempo de salvar a sua vida, de verdade. Foi uma EXCELENTE ação conjunta de irmãos, com um ótimo resultado!

Confesso que parte de mim ainda estava levemente angustiado no momento em que Tenaya entregou para a Dra. K os códigos roubados e desapareceu logo em seguida, porque podia ser que ela os estivesse enganando, e quando a Dra. K não parece capaz de recobrar o controle de um Megazord “roubado” pelos vilões, quase acreditamos que Tenaya nos enganou por esse tempo todo mesmo… mas, felizmente, não! O que quer dizer que deu tudo certo, e o novo código ainda traz uma novidade para os Rangers, que são capazes de UNIR SEUS DOZE ZORDS para formar um ULTRAZORD. É um momento aguardado das temporadas de “Power Rangers”, se você me perguntar, e é interessante como “RPM” traz isso em um episódio com tantas outras coisas importantes, e ainda é muito legal de se ver!

Agora que Dillon e os demais Rangers sabem que Tenaya não estava mentindo quando disse que estava ao lado deles e queria ajudar a derrotar Venjix (a maneira como a expressão dela mudou é muito interessante!), nem tudo vai ficar às mil maravilhas… não ainda. Aquela sequência final do episódio é de tirar o fôlego – e de partir o coração, um pouquinho. Os Rangers estão caminhando em direção a Tenaya depois de sua primeira batalha pilotando o Ultrazord (!), com sorrisos no rosto, enquanto Tenaya acena para o irmão de maneira carinhosa, quando ela é capturada por ser uma traidora… Dillon levou muito tempo para descobrir quem era a irmã e para reencontrá-la, e agora ela foi simplesmente arrancada dele novamente. E ele vai precisar salvá-la.

 

Para mais postagens de “Power Rangers RPM”, clique aqui.
Para outras temporadas, visite nossa página.

 

Comentários