Chiquititas Brasil (1ª Temporada, 1997) – O broche de Mili

“Voltarei”

Gabi presencia uma discussão aos gritos de José Ricardo e Carmem, por causa da direção do orfanato e a decisão absurda dele de colocar a Cíntia como diretora (!), e isso a deixa muito mal… pior do que ela já tem estado. E a única coisa que a acalma, como será de agora em diante por um bom tempo, é a visita de Mili – e isso rende algumas das cenas mais bonitas de “Chiquititas”. É muito bonito ver o carinho de Mili indo visitar a Gabi, a atenção que ela dispensa a ela e a maneira como Gabi olha para Mili com os olhos brilhando… Mili está fazendo uma diferença tão grande na vida de Gabriela que, pela primeira vez desde que ficara doente, ela consegue desenhar algo que não são apenas rabiscos, mas um desenho compreensível: um retrato de Mili.

Fascinado com o retrato, Júnior o leva para o orfanato e pede que Mili vá visitar a Gabi de vez em quando, porque ela lhe faz bem, e então Mili começa a visitá-la constantemente… e é já na primeira visita, quando Mili leva papéis e lápis de cor para incentivar Gabi a desenhar mais, que ela acaba derrubando o seu broche: que é a única “recordação” que ela tem dos pais, com a promessa de que eles voltarão. Quando encontra o broche, Gabi se agarra a ele com uma força tremenda, e “revelações” são feitas quando Valentina vê o broche e diz que é seu, porque foi um presente do seu marido há 30 anos, quando ele foi trabalhar no sul – depois, ela deu o broche para o Miguel, e o Dr. José Ricardo explica que “ele estava entre as coisas de Gabriela quando ela entrou em choque”.

Mas ele não deixa que Valentina fique com o broche que um dia fora seu.

Mili, por sua vez, está desesperada em busca do broche, e quando ela se prepara para telefonar à casa dos Almeida Campos e perguntar se ela o perdeu por lá, ele aparece no escritório do orfanato e diz que “o broche não está na casa dele”, de uma maneira suspeita, e embora ele “devolva” o broche para Mili, o colocando na cama dela para ela encontrar lá, ele proíbe que ela continue visitando a Gabriela… José Ricardo tem medo que a verdade acabe vindo à tona se Milena continuar se aproximando de sua filha. Ele chega a expulsar Mili aos gritos, a impedindo de ver a Gabi quando ela aparece novamente para visitá-la, e Júnior chega a tempo de ter uma briga séria com o pai… uma briga que Mili descreve para a Carol mais tarde, dizendo que foi horrível e que nunca tinha visto o Júnior daquele jeito.

Com pena da Gabi, ela comenta: “Se eu tivesse uma família assim, preferia ser órfã”.

Irônico, não?

A história do broche ainda gera mais confusão. Quem encontra o broche é a Ana, antes da Mili, e Bia resolve “usá-lo para se vingar da Pata”, por causa de mais uma das infinitas brigas que elas têm constantemente… querendo provar que Pata é uma “trombadinha” e abalar a confiança que a Mili e as demais têm nela, Bia esconde o broche de Mili dentro do travesseiro de Pata, para que Clarita o encontre enquanto está limpando o quarto e arrumando as camas… quando Clarita devolve o broche para Mili, Bia assiste satisfeita enquanto ela conta onde o encontrou – preciso dizer que eu acho que a Clarita errou na maneira como fez as coisas, dizendo isso na frente de todo mundo… ela podia ter dado à Pata o benefício da dúvida e conversado com ela particularmente antes.

Mas enfim…

As meninas parecem decepcionadas, e Bia está colocando lenha na fogueira, dizendo que “não sabe por que elas estão surpresas, se a Pata demonstrou na frente de todo mundo que pode roubar qualquer coisa”, e Pata se defende, dizendo que isso não quer dizer que roubou o broche da Mili, e insiste dizendo que não foi ela – não sabe como o broche foi parar nas suas coisas, mas não foi ela! Bia é bem maldosa em seus comentários, dizendo que tem certeza que ela ia vendê-lo nas ruas e dizendo coisas como “Uma ladra se fazendo de ofendida, essa é boa”. Naturalmente, esse é o começo de uma nova briga entre Pata e Bia. E talvez os dias de Pata no Orfanato Raio de Luz estejam contados, porque Ernestina está “horrorizada” e quer avisar a Carmem.

Toda tristinha, Pata vai conversar com Mili (que não disse nada até então!), para perguntar se ela acredita mesmo que foi ela quem roubou o seu broche, e Mili é uma fofa dizendo que tem certeza absoluta de que ela não a roubou. É uma cena simples, mas muito bonita, porque mostra a confiança que Mili tem em Pata e mostra Pata contente porque isso é tudo o que importa, e isso é UMA AMIZADE DE VERDADE. Enquanto isso, Ernestina conta o que aconteceu para Cíntia, falando sobre como “uma maçã podre pode contaminar as outras”, querendo a expulsão de Pata, e Bia celebra cada vitória, mesmo sabendo o que pode acontecer a Pata se ela não disser a verdade… ao menos Cris, Vivi e Tati também apoiam a Pata, dizendo que “têm certeza que ela não fez nada”.

Mas as coisas podem ficar ainda piores em breve!

 

Para mais postagens de “Chiquititas Brasil”, clique aqui.
Também visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários