Justiça 2 – Geiza Lima: Parte 5

União.

Não adianta: Kellen é a dona e proprietária de “Justiça 2” mesmo. Não importa em que história Kellen apareça, nem em que estilo de cena: ela sempre se torna a melhor parte do capítulo. Leandra Leal está MARAVILHOSA no papel, que reprisa da primeira temporada de “Justiça”, e já entregou momentos profundamente emocionantes e dolorosos, como aquela conversa que tivera com Carolina sobre a primeira vez em que fez programa, e cenas divertidas, como aquela em que provocava o Darlan porque ele tem medo de cemitério. Aqui, ela enfrenta Nestor depois de Jayme ter invadido o seu negócio e a sua casa mais de uma vez, e eu dei boas risadas com a história de que “quem senta no inferno já fica devendo metade da bunda” e aplaudi ela saindo “com a palavra final”.

MARAVILHOSA.

Mas estamos em um capítulo de Geiza Lima… é o quinto capítulo de Geiza (o Capítulo 19, no geral), e ela está tentando decidir como ela vai seguir em frente – afinal de contas, ela não conseguiu se matar porque o Abílio a impediu, então ela “tem que conseguir viver”, e uma das primeiras coisas que ela quer fazer é recuperar a casa na qual ela morava com Sandra antes da chegada de Renato com o som alto acabar com a vida das duas… afinal de contas, ela pagou por aquela casa, ela tem direito! Com apenas uma faca, muita coragem e determinação, Geiza retorna à antiga casa, que se tornou uma boca de fumo, e ela dá a sorte de ser reconhecida e, talvez, respeitada no bairro. A conversa dela com os caras que tomaram o lugar é uma das minhas favoritas.

O bolo de coco!

Abílio, por sua vez, finalmente consegue pensar sobre o que Geiza lhe falara dias antes, e consegue admitir que ela tinha razão – que essa história de ele acreditar que é uma boa pessoa é apenas fachada… é apenas uma mentira da qual ele se convenceu para se sentir bem, para fingir que não é parte das coisas ruins que o Nestor faz. Ele pode nunca ter usado o seu próprio CPF para ser laranja do Nestor, e pode nunca ter aceitado dinheiro que considerava sujo, mas ele sempre soube de tudo, ele sempre foi cúmplice, ele trouxe a Sandra para ser laranja… e, então, talvez ele decida mudar, talvez ele decida fazer alguma coisa a respeito pela primeira vez na vida, e admitir que a Geiza tinha razão é, certamente, um bom primeiro passo… que leva a outros.

Quando Nestor questionou Abílio sobre a bala da sua arma que estava na parede da sua casa, Abílio inventou uma desculpa qualquer, que julga convincente, e então correu para avisar a Geiza sobre como o Nestor sabe que alguém está investigando ele – mas isso não parece abalar a Geiza nem um pouco: Nestor matou uma pessoa, é claro que alguém estaria investigando. Juntos, então, os dois decidem fazer alguma coisa para acabar com Nestor… e há um pouquinho de forçação de barra para que essa história funcione, na minha opinião. Afinal de contas, o Abílio procura o Nestor para dizer que “decidiu ajudar”, e tudo é suspeito: a sua postura, as suas palavras, o fato de ele estar mexendo nas coisas do Nestor depois de o Nestor sair… e o Nestor não desconfiou de nada?

Até parece que o Nestor não desconfiaria.

De todo modo, o roteiro tenta nos convencer de que o Nestor julga o Abílio “covarde demais para fazer qualquer coisa”, então ele nem dá atenção, não desconfia e não coloca ninguém atrás dele, para descobrir que ele está trabalhando com a Geiza… e, enquanto o Nestor está negando qualquer possibilidade de o Abílio se voltar contra ele, Abílio consegue as senhas das câmeras de segurança da casa de Nestor, para que ele possa desligá-las e, assim, ele e Geiza podem entrar e tentar conseguir a arma – que provaria que Nestor é o responsável pela morte de Sandra. O problema, é claro, é que a casa não está vazia como eles esperavam, porque Nestor contou uma mentira no trabalho e foi para casa com Carolina… agora, Geiza tem um vídeo de Nestor com Carolina…

E o que ela vai fazer com isso?

 

Para mais postagens de “Justiça 2”, clique aqui.
Para as postagens da primeira temporada de “Justiça”, clique aqui.

 

Comentários