Justiça 2 – Geiza Lima: Penúltimo Capítulo

“Eu quero justiça por Sandra!”

Geiza e Abílio tentam fazer justiça por Sandra e provar os crimes de Nestor, mas derrubar alguém com o poder, o dinheiro e a influência de Nestor não é algo simples – como outras tramas de “Justiça 2” já deixaram bem claro. No penúltimo capítulo de Geiza Lima, ela e Abílio conseguem escapar da casa de Nestor sem serem vistos, mas correm um risco tremendo quando não apenas Nestor aparece por lá com Carolina, mas também a Maria Eduarda, para “buscar algumas coisas da mãe”… teria sido um caos se ela tivesse aberto o armário no qual eles estavam escondidos. E a verdade é que toda a jornada até a casa do bandido não dá em nada, a não ser em um vídeo dele transando com uma garota de programa, mas não há muita coisa que se possa fazer com esse vídeo.

Curiosamente, Geiza consegue uma ajuda com Kellen – que, como eu digo texto após texto, É A MELHOR PERSONAGEM DE “JUSTIÇA 2”. Quando Geiza está fazendo as unhas de Kellen, ela acaba desabafando um pouco com ela, e Kellen resolve ajudá-la… afinal de contas, por um “acaso do destino”, ela está com a arma que Geiza e Abílio se arriscaram tanto para conseguir: é a arma de Nestor que Carolina roubara naquele plano de matar o Jayme, do qual ela foi impedida por Kellen eventualmente. Kellen não quer que Geiza diga a ninguém que foi ela quem lhe entregou a arma, porque não quer ter nada a ver com isso, mas ela acredita que aquela arma pode ser a maneira de derrubar Nestor mesmo: ela está registrada em seu nome e tem como provar que foi dali que saiu a bala que matou Sandra.

A cena que encerra o capítulo de Balthazar acontece mais ou menos na metade do capítulo de Geiza… ela está voltando para casa, com a arma na bolsa, quando Túlio atropela o Balthazar em uma tentativa de matá-lo e foge. Assim como vimos Carolina dentro do carro com Darlan reagir ao atropelamento no capítulo anterior, vemos Geiza reagir dentro do ônibus ao “garoto que foi atropelado”, mas, infelizmente, não ganhamos nenhuma informação a respeito de seu estado… tudo o que ganhamos é a Geiza se perguntando se “ele está morto”, e não vemos mais nada sobre o Balthazar no restante do capítulo. Talvez o capítulo de Milena traga alguma informação: afinal de contas, ela é a única que estava no local não apenas de passagem, como a Carolina e a Geiza.

De todo modo, com a arma em mãos, Geiza resolve fazer alguma coisa… ela vai até a delegacia, e quer falar com uma investigadora mulher, para contar-lhe toda a sua história – ela sabe que apenas outra mulher que também seja mãe vai entender toda a sua história e toda a sua dor e desejo por justiça. A situação é complicada, e tanto Geiza quanto a investigadora sabem disso, mas ela diz que quer ajudar, e faz o pouco que pode, que é fazer uns telefonemas que chamam a imprensa para o lado de fora da delegacia, para serem testemunhas de Geiza… antes de entregar a arma e os documentos dos quais Abílio tirara fotos ao oferecer o seu próprio CPF para ser laranja, Geiza mostra isso tudo para a imprensa e faz uma acusação contra Nestor, e isso se espalha rapidamente.

Depois do depoimento de Geiza, fica muito mais difícil negar as coisas – eles teriam sumido com a arma em questão de minutos se ela só tivesse entregado para o delegado responsável pelo caso, mas agora que o caso está na imprensa, o delegado precisa zelar pelo seu próprio nome e o da instituição, então ele leva Nestor preso. É apenas uma prisão preventiva e Nestor não fica nem 24 horas detido, é verdade, mas ainda assim alguma coisa aconteceu… ainda assim foi gostoso ver o Nestor sendo algemado e sendo levado para fora do seu gabinete e colocado num carro de polícia, e essa é uma imagem que vai diretamente para a imprensa. O problema, é claro, é que Nestor sai depressa, e ele já está mexendo tudo para conseguir se safar, novamente, das acusações.

E ele vai tentar se livrar de Geiza e de Abílio… ele não pode simplesmente matá-los, porque essa seria praticamente uma confissão de sua culpa depois de ambos o terem denunciado, mas ele vai fazer com Abílio o mesmo que fizera com Sandra, quando a ligou ao tráfico para poder descredibilizá-la. Quando Geiza e Abílio estavam celebrando uma pequena vitória de uma longa jornada à frente, e talvez encontrando uma pequena felicidade em uma vida que foi desgraçada de tantas maneiras, Nestor ataca novamente – dessa vez, ele manda colocar uma quantidade de droga dentro do apartamento de Abílio, faz uma denúncia e então Abílio é levado detido pelos policiais que entraram na sua casa… e só nos resta um capítulo para essa história chegar ao fim.

Será possível acabar com Nestor?

 

Para mais postagens de “Justiça 2”, clique aqui.
Para as postagens da primeira temporada de “Justiça”, clique aqui.

 

Comentários