Merlin 3x05 – The Crystal Cave

“Morgana is my daughter”

O Grande Dragão é MUITO mais sensato e mais prático do que o Merlin, porque eu realmente não acho que faz sentido o Merlin ter salvado a vida de Uther Pendragon tantas vezes, e agora fazer de tudo para garantir a sua segurança mais uma vez – sua missão é estar ao lado de Arthur e ajudá-lo quando ele for o Rei de Camelot… não tem nenhuma relação com Uther, e ele poderia muito bem ter escolhido não interferir e pronto. Portanto, esse é mais um episódio no qual eu fico com raiva do Merlin, porque ninguém aguenta mais Uther Pendragon! Exibido em 09 de outubro de 2010, “The Crystal Cave” é o quinto episódio da terceira temporada de “Merlin”, e talvez seja um episódio definitivo no caminho que levará, finalmente, até a morte de Uther Pendragon e ascensão de Arthur?

Assim esperamos.

O episódio começa com Arthur e Merlin correndo pela floresta, fugindo de um grupo de homens que os persegue, e é assim que eles terminam no Vale dos Reis Caídos – um nome sugestivo e um lugar possivelmente amaldiçoado onde Arthur Pendragon quase encontra a sua própria morte… acertado por uma flecha nas costas, Arthur desmaia e nenhum dos feitiços conhecidos e usados por Merlin parecem ser o suficiente para trazê-lo de volta à vida. Merlin recebe a inesperada ajuda, então, de Taliesin, um homem aparentemente poderoso que o conhece pelo nome de “Emrys”, como ele é chamado por Mordred, e que pode salvar a vida de Arthur, porque parece que “aquele ainda não é o momento daquele jovem encontrar a própria morte”. Então, Arthur fica bem.

Mas Merlin tem uma sequência bacana antes de Arthur despertar, onde ele é levado por Taliesin até a Caverna dos Cristais, um lugar importantíssimo onde “a magia nasceu” – mais tarde, Gaius diz que, antigamente, os feiticeiros falavam com orgulho sobre a Caverna dos Cristais, e é uma grande honra o Merlin ter visitado aquele lugar. Merlin não gosta das coisas que vê ali, no entanto… os cristais espalhados por toda a caverna são capazes de mostrar futuros – muitas vezes, futuros que ainda não foram nem iniciados. As visões de Merlin são pequenos sinais que ele verá se repetir durante o episódio, conduzindo até o momento fatídico em que Morgana vai matar Uther Pendragon, e Merlin decide que a sua missão, ao ficar sabendo disso, é impedir Morgana.

Sério… pra quê?!

Curiosamente, ao fazer de tudo para impedir o futuro que vira de se concretizar, Merlin acaba causando esse futuro – esse é um recurso interessante muito usado em histórias de viagens no tempo, por sinal. Quando os primeiros sinais começam a se apresentar, Merlin fica temeroso que a morte de Uther seja iminente, e quando Arthur anuncia que “vai dar uma adaga de presente de aniversário para Morgana”, Merlin teme ser a adaga que ele vira na Caverna dos Cristais… e embora a adaga escolhida por Arthur não seja inicialmente a que Merlin vira, um comentário de Merlin faz com que Arthur resolva trocá-la, e então a adaga que pode tirar a vida de Uther Pendragon finalmente dá as caras, e Merlin resolve observar Morgana de perto e segui-la.

Antes de ela entrar no quarto de Uther, ele a detém… e quase tira a sua vida.

A quase morte de Morgana traz algumas coisas importantes para o episódio, a começar por toda a revelação de Uther. Com Morgana em uma cama e apenas horas de vida, porque não há mais nada que Gaius possa fazer para salvá-la, Uther o autoriza a fazer o que for necessário – inclusive, usar magia, o que É A MAIOR HIPOCRISIA POSSÍVEL… não que seja lá uma grande surpresa, porque Uther detesta magia apenas até a página dois. E, enquanto mostra essa preocupação com Morgana, Uther também faz uma confissão: ele diz que Morgana é sua filha. E isso, de alguma maneira, muda as coisas de figura um pouco, já que Morgana TEM SANGUE REAL e, portanto, é uma herdeira legítima do trono… e, se souber disso, ela pode matar Uther e Arthur para se tornar rainha.

No fim, o próprio Merlin resolve salvar a vida de Morgana, porque ele não quer carregar o peso de sua morte na consciência, e ele diz que nunca quis que ela morresse – ele só queria impedi-la de matar Uther. Então, ele desafia o Grande Dragão para que ele lhe dê o poder necessário para salvar a vida de Morgana, e embora o Dragão se recuse, inicialmente, a fazer isso, porque o melhor que Merlin poderia fazer era deixar que Morgana morresse, Merlin usa o poder que tem sobre o Dragão, como Senhor de Dragões, para lhe dar uma ordem, e então o Dragão não tem escolha… mas ele dá a Merlin um aviso: ele até fará isso por ele, mas é o Merlin quem tem que se responsabilizar pelo mal que está por vir. Ele vai salvar a vida de Morgana… mas haverá consequências.

Depois de voltar à vida, Morgana tem uma breve conversa com Uther, esperando que ele a assuma como sua filha, mas Uther se preocupa mais com a sua imagem como rei do que com ela, então Morgana toma uma decisão e anuncia a Morgause que vai matar o pai – novamente, foram as atitudes de Merlin que guiaram a esse momento… afinal de contas, a motivação final de Morgana para matar Uther Pendragon foi o fato de saber que ele é seu pai e que ele mentiu e a negou durante toda a sua vida (!), algo que ela jamais teria descoberto se não estivesse entre a vida e a morte na casa de Gaius, com Uther sobre ela, fazendo essa confissão! Infelizmente, no entanto, Merlin consegue seguir Morgana e impedir que ela mate Uther… mas ele pode ter começado algo bem perigoso.

É uma contagem regressiva?!

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários