O Malefício (2023) – A verdadeira face de Enrique?
Repugnante.
Beatriz
Almazán acaba de se casar com Enrique de Martino, e a sua escolha do lugar onde
passar a lua-de-mel não poderia ser mais irônica: o Vaticano. Naturalmente, Enrique não consegue pisar no Vaticano, como portador de Bael, mas ele pode levar
Beatriz até Roma e não entrar no país do Vaticano… a experiência de Beatriz e
Enrique em Roma é relativamente romântica, mas também tem um quê de estranheza,
e não podemos deixar de nos perguntar quando
é que Beatriz vai descobrir coisas realmente
importantes a respeito da verdadeira face de Enrique de Martino – como o
fato de ele ter feito um pacto com uma entidade demoníaca para conquistar todo
o dinheiro e o poder que ele tem, ou de ser o portador de tal entidade ou ter
sacrificado a esposa por isso.
A lua-de-mel
em Roma explora um pouco dos cenários lindíssimos da cidade, enquanto eles
passeiam, conversam, mas Bael não permite
que Enrique entre no Vaticano, e ainda o avisa sobre como “ele vai perder
Beatriz, porque para onde ela vai ele não pode seguir”. Enrique não é nenhum
coitado, tampouco vítima, e, como portador de Bael, uma escolha que ele mesmo
fez (!), ele já fez muitas coisas terríveis,
mas é evidente que o roteiro de “O
Malefício” busca redimi-lo, se é que isso é possível… aparentemente, ele
está realmente apaixonado por
Beatriz, um sentimento que deveria ser proibido para ele, e isso está aos
poucos o corroendo, porque ele sabe que o que sente por ela é forte demais, bem
como sabe que ela está correndo perigo tão próxima a Bael.
Em uma cena
emblemática, vemos Beatriz ficar curiosa
com a pulseira da serpente de ouro que Enrique deixa sobre uma mesa enquanto
está tomando banho – quando ela toca na pulseira, no entanto, ela é atacada. Ela grita, assustada, a
pulseira cai no chão e depois descobrimos que ela foi “picada” pela serpente da pulseira. Quando Enrique entra no
quarto correndo, perguntando o que aconteceu e Beatriz faz um movimento para
pegar a pulseira do chão, ele se torna momentaneamente violento e a empurra
para longe, mandando “ela nunca tocar nisso”. E, naquele momento, ele parece
outra pessoa, demonstrando sua verdadeira face, que a Beatriz talvez não
conhecesse ainda… e ela não deixa de perceber isso, e não deixa de ficar assustada com a atitude.
As coisas
vão se acumulando e torcemos para Beatriz sair correndo para o mais longe
possível de Enrique de Martino, o que não acontece, mesmo quando todos os
limites são ultrapassados no momento em que Bael assume o corpo de Enrique e
diz que “agora é a sua vez com Beatriz”. É uma das cenas mais apavorantes e
repugnantes de “O Malefício”, e
Beatriz acorda no dia seguinte apavorada, cheia de machucados pelo corpo,
sentindo que ela não conhece o homem com quem se casou, porque aquela pessoa que
estava no quarto com ela na noite anterior não se parece com o Enrique “amoroso
e gentil” que ela conhece e, consequentemente, por quem se apaixonou. E Beatriz
é uma pessoa forte e decidida demais para se submeter a esse tipo de
tratamento.
No dia seguinte,
para piorar toda a situação (sério, Beatriz, FOGE DAÍ!), Beatriz ainda tem que
aturar a Julia, que aparece no seu trabalho supostamente para “contratar
seguros para uma empresa sua”, mas ela está ali apenas para provocar, como ela
SEMPRE faz. Julia é uma mulher baixa, inescrupulosa e que não aceita ter
perdido Enrique de Martino para Beatriz, então ela faz de tudo para provocar e
menosprezar a Beatriz… e a visão dos hematomas em seu pescoço é um prato cheio
para Julia, que fala sobre como “parece que o Enrique é duas pessoas ao mesmo
tempo”, e ela diz que “a verdadeira face dele é a violenta”. Embora Beatriz
esteja decepcionada com Enrique e com medo, isso é algo que ela vai resolver
com ele, então ela responde Julia à altura, como sempre faz…
E Enrique promete que isso nunca mais vai
voltar a passar.
Mas ele
consegue controlar Bael?
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