Jack & Joker: U Steal My Heart – Episode 2

Cinco anos depois.

Definitivamente, temos uma grande história em mãos com “Jack & Joker: U Steal My Heart”. O segundo episódio da série tem a missão de reapresentar a trama e de reintroduzir os personagens, cinco anos depois dos acontecimentos da estreia, que funciona como um prólogo à história de Jack e Joker – é naturalmente menos frenético do que o episódio anterior, mas igualmente carismático, bem atuado e promissor… acho uma brincadeira gostosa do roteiro essa de apresentar “novas versões” dos personagens, marcados e mudados pelos eventos de cinco anos antes e suas consequências, ao mesmo tempo em que demonstra que, de certa maneira, essas “novas facetas” não os mudam em essência. Vai ser ótimo assistir ao desenvolvimento!

Quando o último roubo do Joker deu errado, tanto a vida dele quanto a de Jack foi mexida. Joker passou os últimos cinco anos preso e, na cadeia, ele ganhou algumas tatuagens e novas habilidades de luta e defesa que lhe podem ser úteis, mas ele também passou muito tempo pensando em uma maneira de recompensar Jack pelo que lhe causou quando ele foi acusado injustamente por um roubo que não cometera. Jack, por outro lado, teve que assumir uma posição que nunca quis, de cobrador de dívidas, porque não podia pagar a sua própria, e é curiosíssimo como o episódio brinca com o Jack, nos apresentando um personagem muito diferente daquele mais doce, gentil e sonhador que conhecemos no prólogo… esse é um Jack perigoso.

Tudo bem dizer que ele parece ainda mais lindo agora?!

Quer dizer, aquela cena da entrada dele no episódio, em câmera lenta… eu meio que fiquei sem fôlego. Ao sair da cadeia, a primeira coisa que Joker quer fazer é buscar Jack, para poder pedir desculpas – mas a descrição que ele dá do Jack de que se lembra não é o suficiente para que alguém o identifique… o reencontro é no mínimo impactante, e é o momento em que Joker percebe que as coisas já não são como antes. Dois momentos são muito importantes nessa “descoberta” da nova faceta de Jack: o momento em que ele cospe no caderninho em que Joker anotara 100 maneiras diferentes de compensá-lo pelo sofrimento que causara; e o momento em que Joker assiste Jack indo cobrar uma dívida e ameaçar cortar os dedos de uma pessoa.

Inclusive, Jack não quer que Joker se aproxime dele de maneira alguma, e ele deixa isso claro: da próxima vez, ele vai matá-lo. Naturalmente, Joker não leva isso ao pé da letra… e ele se coloca no caminho de Jack mais uma vez. Joker vai em busca de dinheiro emprestado justamente com o homem para quem Jack trabalha, e Jack poderia expor a sua identidade – mas não o faz, não inteiramente. Podemos avaliar a cena de diferentes maneiras, mas ela é uma dica importante do que fica eventualmente evidenciado no fim do episódio: o Jack não mudou tanto assim. Sim, ele expõe Joker e diz que ele é um golpista; mas, ao fazer isso, ele impede que o Joker assine uma dívida que pode lhe custar a vida, e ele não conta tudo que sabe sobre o Joker.

No fim, ele protegeu o Joker?

Não acho que Jack tenha realmente pensado nisso tudo… é por impulso, e isso tem a ver com a natureza boa que conhecemos anteriormente, e que agora está oculta sob uma faceta mais dura, mas continua existindo. De todo modo, Jack diz que “vai lidar com Joker ele mesmo”, e os dois têm uma cena MARAVILHOSA de luta, porque o Joker aprendeu algumas coisas enquanto esteve preso… não o suficiente para ser páreo para o Jack, é claro. Agora, Joker está entre “não desistir no primeiro dia” e “entender que Jack não é mais o mesmo”. O episódio mostra sua determinação inicial, mostra o seu eventual passo para trás quando ele vê Jack sendo aparentemente violento com alguém de quem está cobrando uma dívida, e vê o retorno, por fim…

Porque Joker descobre o segredo de Jack: ele não se tornou uma pessoa má, no fim das contas. O pior, é claro, é que o homem para quem Jack está trabalhando também descobre o seu segredo: ele está pagando as dívidas de seus devedores ele mesmo. Quando Hope é colocado em seu lugar para cobrar as dívidas, as vidas dessas pessoas correm perigo, como não corriam quando era o Jack que “cuidava” dessas dívidas. Quando um dos devedores de Jack recebe a “visita” de Hope, ele se desespera porque sabe que precisa pagar a sua dívida o mais rápido possível… e é assim que ele invade a casa de Joker, para roubá-lo. Mas a questão é: como você quer roubar o Joker Thief?! Gosto de ver o Joker se defender… e gosto da ironia de eles terminarem em uma parceria.

É esse devedor quem conta para o Joker a verdade sobre o Jack: que ele andou pagando umas dívidas, que ele é gentil e que tudo o que o Joker viu dele é uma encenação… parte de mim gostaria de ver um Jack inteiramente convertido em um cruel cobrador de dívidas; outra parte, no entanto, gosta da fidelidade à caracterização do personagem, e é um alívio vê-lo mais parecido com quem ele era antes quando ele está em casa e não está sendo observado e/ou avaliado… e isso não quer dizer que ele não tenha mudado. Saber disso tudo faz bem a Joker, e renova suas esperanças – além de sua determinação. E, agora, ele tem uma 101ª maneira de “compensar Jack pelo que fizera”: ele pode ajudar o Jack a se livrar da obrigação de trabalhar como cobrador.

Para isso, ele precisa assumir um assalto… o último assalto do Joker Thief.

Curioso!!!

 

Para mais postagens de “Jack & Joker: U Steal My Heart”, clique aqui.
Visite também nossa página: Reviews de BLs

 

Comentários