Merlin 3x06 – The Changeling

Casamento.

Exibido originalmente em 16 de outubro de 2010, “The Changeling” é o sexto episódio da terceira temporada de “Merlin”, e traz Arthur Pendragon tendo que enfrentar uma decisão que foi tomada para ele por Uther: a de se casar com a Princesa Elena. Casamentos por conveniência para garantir alianças não são uma novidade para pessoas na posição do Príncipe Arthur, é verdade, mas ele não tem interesse algum em se casar com a tal Princesa Elena… e não tem nada a ver com o fato de ela ser extremamente destrambelhada e muito diferente do que se espera de uma princesa, mas com o fato de que ele já está apaixonado por outra pessoa. Mesmo que o seu romance com Gwen pareça impossível, Arthur não está pensando em se casar com outra mulher.

O episódio tem um tom gostoso de comédia que difere de outros episódios, como o excelente “Goblin’s Gold”, dessa temporada mesmo, porque a proposta é um pouco diferente… a Princesa Elena não é nenhuma vilã planejando destruir Camelot ou matar Arthur nem nada assim, ela é apenas uma princesa aparentemente desengonçada que desafia as imposições de sua época sobre como ela deve agir e se portar. Isso não quer dizer que não exista uma trama para destruir Camelot, é claro, porque sempre tem, mas eu gostei do fato de a Princesa Elena ser completamente alheia a isso. Ela é o instrumento dos vilões do episódio, e o casamento com Arthur Pendragon é o que eles precisam, mas a própria Elena é inocente, e uma pessoa bem legal.

Mas, quando bebê, a Princesa Elena foi “modificada”. Os Sídhe colocaram uma fada vivendo dentro dela, e sabendo que mais cedo ou mais tarde o seu pai e o pai de Arthur iriam querer o casamento de ambos por questões políticas, eles esperaram por 20 anos até esse momento – fadas são criaturas que vivem 1000 anos, por isso eles são “bem pacientes”, como Gaius explica. Durante todo esse tempo, a Princesa Elena foi acompanhada de perto por Grunhilda, uma duende que se passa por humana e que foi colocada próxima a Elena pelos Sídhe, para ajudar a garantir que as coisas aconteceriam exatamente como se espera… e, agora, o casamento entre Elena e Arthur está prestes a acontecer porque Uther está pressionando para que aconteça, mesmo que ele não queira.

Apesar da história aparentemente dramática, o episódio tem um tom leve e muito gostoso de se assistir… e acho que o Merlin estava particularmente incrível nesse episódio. Gosto muito quando o personagem está mais leve, sorridente e debochado, e ele tem boas oportunidades para agir dessa maneira enquanto Arthur tenta se aproximar de Elena para cumprir a vontade de Uther, mas vai cada vez tendo mais certeza de que não sente nada por ela – também pudera, como ele poderia sentir, se eles acabaram de se conhecer?! Eventualmente, Merlin e Gaius descobrem que Elena tem uma fada vivendo dentro dela e percebem que elas precisam salvá-la… para isso, eles precisam se livrar de Grunhilda e entregar a Elena uma poção. Tudo antes do casamento.

Isso rende alguns bons momentos de diversão, naturalmente… isso porque Grunhilda está cheia de graça pra cima do Gaius, e o Merlin sabe que eles precisam aproveitar isso para tirá-la de perto e salvar a Princesa Elena. E EU ADORO O HUMOR DE MERLIN E GAIUS! Todo o plano deles não consegue afastar Grunhilda por muito tempo, mas rende boas sequências… inclusive, ainda é divertida a maneira como Gaius tenta fazer Elena tomar a poção enquanto o Merlin está lutando contra a duende do lado de fora do quarto, e como o Merlin resolve tudo de maneira muito prática entrando no quarto e dando a poção à força, porque é a única maneira – e não é como se isso não fosse bom para a Princesa Elena, no fim das contas. Ela está transformada no casamento!

Mas, é claro, o casamento não acontece. Em parte, graças ao Merlin – e eu adoro quando a série se lembra que ele é o protagonista, e tudo foi graças a ele nesse episódio! Ele é extremamente sábio e sincero na conversa que ele tem com o Arthur antes da cerimônia de casamento. Ele fala sobre “destino”, porque entende a respeito disso muito mais do que o Príncipe Arthur imagina, e embora ele não queira se intrometer no que se trata de conselhos, ele acaba por fazê-lo com a insistência de Arthur, e diz que ele não acha que ele deveria se casar… não se ele está fazendo isso apenas por pressão do pai e está apaixonado por outra pessoa. Afinal de contas, talvez as coisas possam ser diferentes um dia. Na verdade, a ideia é justamente que as coisas sejam diferentes quando Arthur for Rei.

Então, Arthur e Elena têm um momento muito bonito – e público – quando decidem não se casar. Mesmo depois do “Sim” de ambos, Arthur volta atrás para dizer que não pode fazer isso porque não a ama (de novo: como poderia?!), e Elena concorda com cada palavra, porque ela tampouco está apaixonada por Arthur ou desejando esse casamento… é algo descomplicado, no fim das contas, a não ser talvez pela reação de Uther. Depois da partida da Princesa Elena e do pai, Arthur Pendragon tem uma conversa breve com Gwen que, de maneira não tão indireta, reforça o que eles sentem um pelo outro, e gera alguma esperança de que, algum dia, as coisas sejam diferentes. Mas esse episódio todo serve para algo: Morgana sabe, agora, que Arthur e Gwen se amam.

E ela vai usar isso a seu favor.

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários