Merlin 3x07 – The Castle of Fyrien

O irmão de Gwen.

Exibido originalmente em 23 de outubro de 2010, “The Castle of Fyrien” é o sétimo episódio da terceira temporada de “Merlin” e traz mais um plano de Morgause para matar Arthur Pendragon e, consequentemente, deixar Morgana como a única herdeira ao trono de Camelot. No episódio passado, com toda a história de o Arthur ser forçado por Uther a se casar com a Princesa Elena, Morgana percebeu algo que é uma informação importante que ela pode usar em seus planos atuais: Arthur Pendragon está perdidamente apaixonado por Gwen. Então, “The Castle of Fyrien” explora justamente essa ideia, com Morgause e Cenred sequestrando Gwen e mostrando para ela que eles estão com alguém com quem ela também se importa: seu irmão, Elyan.

Quando Gwen “não aparece para trabalhar”, Arthur fica imediatamente preocupado – mas Uther não compartilha de sua preocupação, tampouco quer abrir mão de soldados para buscar uma serva, que Uther considera “inferior” e não digna de tanto esforço. No dia seguinte, Gwen está de volta, com a desculpa de que “estava resfriada”, embora todos saibam que não é verdade: Merlin esteve na sua casa no dia em que ela esteve desaparecida, e ela traz marcas assustadoras em seu pulso, bem como uma fragilidade que a leva às lágrimas e que a impede de continuar mentindo… pelo menos para o Merlin e para o Arthur. Então, ela fala sobre Elyan, e Arthur planeja fazer exatamente o que Morgause e Cenred esperavam que ele fosse fazer: resgatar Elyan.

Arthur está caindo em uma armadilha, e ele sabe disso, na verdade, mas eles também sabem que Elyan está sendo mantido prisioneiro de Cenred no Castelo de Fyrien, e Arthur não planeja deixar o irmão de Gwen nessa situação. Então, ele organiza uma equipe de resgate modesta, formada por ele mesmo, Merlin, Gwen e, para o desespero de Merlin, Morgana. Para Uther Pendragon, Arthur não diz a verdade: ele mente sobre uma suposta aposta que teria feito com Morgana e fala de sedas que ele precisa ir buscar em algum outro lugar, tudo para justificar a sua ausência durante um ou dois dias… e, assim, o grupo parte sem maiores reforços, mas com a confiança de Arthur à frente, achando que ele conhece uma passagem secreta para pegar Cenred de surpresa.

Todo o plano de Arthur, é claro, não conta com a traição de Morgana… Merlin até sabe que não se pode confiar nela, mas não há muito o que ele possa fazer: Arthur não sabe as coisas que ele sabe, e nunca acreditaria se Merlin contasse. Então, Merlin fica de olho e até tenta uma artimanha ou outra, como usar uma cobra para provocar o cavalo de Morgana e causar um acidente, mas nada que a impeça de seguir no trajeto com eles – e, assim, Morgana é a “espiã” perfeita, aquela que pode passar todas as informações necessárias a Morgause… inclusive, Morgana acaba com todo o plano do Príncipe Arthur de “pegar Cenred de surpresa”, com os túneis secretos sob o castelo. É justamente lá que o grupo do Príncipe Arthur acaba encurralado e preso.

Uma vez prisioneiros no Castelo de Fyrien, algumas histórias são colocadas em andamento… Arthur precisa da ajuda de Merlin em um plano qualquer para tentar escapar de sua cela antes que Cenred tente matá-lo; Gwen, por sua vez, termina presa com Elyan, e ela e o irmão podem conversar e tentar acertar algumas diferenças, especialmente o fato de que Elyan está há muito tempo sem dar notícias, e não se dignou a aparecer nem quando o pai deles estava morrendo; e, por fim, temos Morgana tramando com Morgause e Cenred; e quando o plano simples de Arthur e de Merlin começa a funcionar para uma fuga em massa, Morgause e Cenred sabem que Arthur jamais ia embora deixando Morgana para trás, então eles ainda terão a chance de matar o príncipe.

O episódio traz alguns bons momentos – mas confesso que o “romance” de Arthur e Gwen não é o meu ponto favorito de “Merlin”. De todo modo, eu ADOREI conhecer o Elyan, e ele é o tipo de personagem que nós queremos ver novamente na série… ele é daqueles personagens como Lancelot e Gwaine, que queremos ver se tornar um Cavaleiro da Távola Redonda em algum momento. Inclusive, Elyan tem um momento maravilhoso ao lado dos demais quando eles sofrem um último ataque e ele demonstra toda a sua habilidade com uma espada, o que naturalmente chama a atenção de Arthur… e, com a missão finda e os planos vilanescos frustrados, o grupo ruma novamente para Camelot, um lugar que Arthur jura que é construído em cima de confiança e lealdade.

Sim, claro.

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários