Power Rangers Samurai – Day Off

Equilíbrio.

Exibido em 20 de fevereiro de 2011, “Day Off” é o quinto episódio de “Power Rangers Samurai”, e traz Jayden tentando dominar um novo poder, ao mesmo tempo em que talvez precise aprender a respeito do equilíbrio entre a responsabilidade e o descanso/lazer. Quando o Mestre Ji dá um inesperado “dia de folga” para os Power Rangers Samurai (e até o Kevin acaba aceitando a folga, embora questione inicialmente), Jayden acaba ficando para trás, porque ele sente que a sua responsabilidade aumentou desde que ele se tornou o Ranger Vermelho… se ele passou a vida toda treinando para esse momento, agora ele precisa se dedicar ainda mais, porque sente que “tem que ser o melhor de todos” – e não por uma questão de ego nem nada, mas porque essa é sua visão de liderança.

Sinto que o episódio talvez tenha querido abraçar demais e acabou deixando tudo um pouco superficial, o que não deixa de ser a cara de “Power Rangers Samurai”, é claro, que depois de uma temporada complexa como “RPM”, resolveu entregar roteiros dentro do mínimo que funcionava nos primórdios da série. Kevin, Mia, Emily e Mike vão para o parque de diversões para se distrair (embora, é claro, eventualmente eles sejam atacados por um Nighlok, reduzindo a folga deles), enquanto Jayden continua seu treinamento, tentando fazer de tudo para dominar um novo disco de poder. Foi interessante acompanhar a determinação de Jayden e a maneira como ele seguiu treinando por horas e horas a fio, por mais que isso lhe custasse, até ele conseguir o que queria…

Depois de muito mais treinamento. E nada de diversão/descanso/equilíbrio.

É isso o que me deixa confuso, e que eu acho que não foi bem aproveitado em termos de roteiro: a ideia do episódio era ensinar a Jayden a respeito da necessidade do equilíbrio, mas embora o Mestre Ji tente falar sobre isso com o Ranger Vermelho, ele segue treinando insistentemente, até que ele consegue usar o novo disco em batalha… bem, se o Jayden conseguiu usar aquele novo disco em batalha foi só porque ele fez as coisas do seu jeito, e não porque ele seguiu os conselhos do Mestre Ji – e a proposta não era justamente o contrário? Jayden foi recompensado por um trabalho exaustivo, o que eu não acho que não faça sentido, mas em que momento ele aprende, de fato, que é necessário “tirar um tempo de folga”? A não ser pelo fato de que, bem… foi exaustivo.

De todo modo, Jayden domina um novo poder, que era essencial justamente para essa batalha, já que o Nighlok da semana, o Dreadhead, não estava sendo realmente afetado pelas espadas “comuns” dos Rangers Samurais. E quando chega o momento da batalha gigante do episódio, Jayden tem mais algumas surpresas: o BeetleZord, que é apenas o primeiro novo zord de “Power Rangers Samurai”. Com o novo zord, comandado por Jayden, o Megazord da temporada ganha uma nova formação, o Beetle Blaster, e Dreadhead é vencido, tanto na batalha de chão quanto na batalha gigante… e é só depois disso que Jayden resolve se juntar aos seus colegas de equipe para o famigerado “dia de folga” que foi proposto por Mestre Ji. Talvez a mensagem fosse “primeiro a responsabilidade, depois a diversão”.

Eu vivo segundo esse lema, é verdade… mas não parecia ser a proposta do episódio.

 

Para mais postagens de “Power Rangers Samurai”, clique aqui.

 

Comentários