Vale o Piloto? – English Teacher 1x01

“Gostei da sua camisa!”

UMA ESTREIA DELICIOSA! Quando eu vi o anúncio de “English Teacher”, parte de mim ficou pensando: “EU fui um professor gay de inglês do Ensino Médio durante vários anos da minha vida, e não sei bem como tirar comédia disso”, mas é claro que eu estava curioso! E eu adorei a maneira como a história foi apresentada no Piloto! Ágil, divertido e curiosamente realista, o episódio traz um vislumbre da vida de um professor e do preconceito com o qual convivemos diariamente. Brian Jordan Alvarez dá vida a Evan Marquez, o protagonista da série, um professor animado (e ocasionalmente cansado, como todos nós) que acredita em sua profissão, e que acredita que ele precisa estar em sala de aula se ele quiser fazer alguma diferença.

Amo o fato de o primeiro episódio ser deliciosamente destemido, e quiçá até um pouco debochado! Evan recebe a notícia de que ele está “sob investigação”: a mãe de um aluno que nem estuda mais na escola (!) fez uma denúncia dizendo que ele beijou o seu namorado na frente dos alunos, e agora, justo ou não, Evan precisa escrever uma “defesa”. Tem toda uma crítica sendo bem trabalhada nessa questão da denúncia, da investigação e da defesa. O texto, no qual Evan trabalha a semana toda, fala sobre como o seu comportamento de dar um beijinho no seu namorado não seria reprovado e provavelmente até incentivado se ele fosse heterossexual. E ele TEM TODA A RAZÃO quando diz isso… a gente até ri, mas em parte é de desespero.

O primeiro episódio gira em torno dessa denúncia, e Evan Marquez sabe exatamente por que ele foi denunciado por aquela mãe em específico: o filho dela foi para a faculdade e se assumiu gay, e agora ela o está acusando de “ter tornado seu filho gay”, como se isso fosse possível… Evan lida com toda essa situação com um apoio bem raso de Grant, o diretor, a companhia de Gwen, sua melhor amiga, e a inusitada ajuda de Markie, o professor de Educação Física. É um trio interessante, até por suas diferenças. Markie é bastante equivocado de várias maneiras – até na maneira como ajuda o Evan e acaba com a investigação, no fim das contas –, mas eu acho que ele tem o coração no lugar certo, e o próprio Evan reconhece isso e o agradece por fim.

“English Teacher” tem tudo para ser uma série bem divertida… eu gosto de como ela pode lidar com temas da comunidade LGBTQIA+, e como pode fazer críticas como fizera nesse episódio, e de como ela pode lidar com uma série de situações que acontecem em uma escola, dentro e fora da sala de aula. Foi bacana a sequência em que Evan tem o seu clube de leitura interrompido por comentários a respeito da denúncia, porque os adolescentes não têm muitas travas na língua, e isso funciona de uma forma legal! Achei muito bonitinha a cena do aluno que fica por último para dizer ao professor que eles estão do seu lado. E acabei rindo da cena em que os alunos tramam contra o Markie, pedindo que ele explique para eles o que é “não-binário”.

Não dá certo, Markie traz o Evan como “especialista” para explicar…

Não que ele seja um especialista, é claro.

Também devemos esperar um pouco de romance? O beijo que gerou toda essa confusão do primeiro episódio foi com Malcolm, que atualmente é ex-namorado de Evan e ex-professor daquela escola, mas não é com ele que a série deve desenvolver um romance, embora eles sigam amigos e, ocasionalmente, ainda se peguem… mas o romance deve vir com Harry, o novo professor interpretado por Langston Kerman (LINDÍSSIMO!), que faz aparições discretas nesse primeiro episódio, mas tem olhares possivelmente significativos, e uma última cena de tirar o fôlego quando ele é oficialmente apresentado a Evan e diz que “gostou de sua camisa”, embora seja uma camisa branca qualquer… acho que ele passou o seu recado; espero que Evan tenha entendido!

Já estou aguardando o romance florescer!

(E o drama, porque a investigação proíbe Evan de namorar alguém da escola agora)

 

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.

 

Comentários