Wizards of Waverly Place (Os Feiticeiros de Waverly Place) – Third Wheel

A insensibilidade de Alex.

Harper é uma excelente amiga… infelizmente, nem sempre o mesmo pode ser dito a respeito de Alex Russo. Exibido em 30 de abril de 2010, como seu antecessor, “Third Wheel” (“Segurando Vela”, na tradução) é o décimo quinto episódio da terceira temporada de “Os Feiticeiros de Waverly Place”, e continua a trama iniciada em “Eat to the Beat”, quando descobrimos que STEVIE TAMBÉM É UMA FEITICEIRA. Quando isso foi revelado à audiência (com a Stevie se escondendo para sacar a varinha e transformar uma banda de rock pesado em uma banda de jazz, para “amenizar” uma briga entre Alex e Justin), Harper descobriu junto conosco, mas teve sua memória apagada pela nova feiticeira da série. Agora, no entanto, ela sente que tem alguma coisa que “está esquecendo”.

Seguindo uma dica de Jerry, Alex usa um feitiço para fazer a memória de Harper voltar, e ela revela que Stevie é uma feiticeira – o que deixa a Alex bem empolgada, mas ela precisa averiguar essa história antes de ficar entusiasmada demais. Tudo é bastante rápido no começo de “Third Wheel” – sem enrolações, mistérios ou dramas. Alex e Harper confrontam Stevie no corredor da escola, e ela não tenta manter segredo, e até “prova” para Alex que está dizendo a verdade, fazendo algum feitiço irresponsável que deixa a Alex ainda mais empolgada… não apenas ela tem uma nova amiga encrenqueira que é extremamente parecida com ela, mas essa nova amiga também é uma feiticeira como ela. E, agora, qual vai ser o papel de Harper nessa amizade de anos?

O próprio Justin comenta que provavelmente Harper será excluída, porque não tem como “uma amiga humana competir com uma amiga feiticeira” ou qualquer coisa assim, e embora Harper queira acreditar que a amizade dela e de Alex é diferente, ela vai rapidamente percebendo que está mesmo sendo excluída, enquanto Alex sai com Stevie para almoçar ou para fazer algumas coisas legais que só feiticeiros podem fazer, e só aparece para explorar a Harper, como ela sempre faz, pedindo um casaco ou dinheiro emprestado, ou deixando a Harper fazer as tarefas das matérias nas quais ela está com nota baixa – que o episódio não diz, mas deve ser todas elas. E eu fiquei realmente muito triste pela Harper, porque ela não merecia esse tipo de tratamento.

Fiquei particularmente triste quando Harper achou que Alex tinha voltado para ficar com ela e as duas trabalharem juntas em um projeto pelo qual Justin é responsável por ser presidente e tudo o mais… na verdade, trata-se do Justin se perguntando se deveria usar magia de maneira egoísta para fingir ser a Alex, porque só assim Harper vai estar bem o suficiente para ajudar, e ele realmente precisa da sua ajuda, mas antes que o Justin consiga se decidir se deve mesmo fazer isso, Harper o vê quando ele está com a aparência de Alex e é tarde demais para voltar atrás… ele vai ter que ir até o final. Tão triste ver a felicidade de Harper por ter a companhia de “Alex”, e por a “Alex” a estar tratando “bem” (e nem é nada exagerado, apenas um pouco de respeito básico).

Alex foi uma péssima amiga durante “Third Wheel”. Além de ter abandonado a Harper completamente durante todo o episódio, ela ainda é extremamente cruel com a amiga quando volta, descarada e injustamente acusando a Harper de não ser uma boa amiga (?). Felizmente, ao menos temos a Harper se defendendo e DIZENDO UMAS BOAS VERDADES NA CARA DA ALEX, porque ela mereceu… se ela não sabe valorizar o tipo de amiga que tem, talvez seja a hora de a Harper falar um pouco sobre tudo o que sempre faz por ela, enquanto é tratada como lixo. Mesmo que a Harper tenha toda a razão e diga umas coisas extremamente pertinentes e de maneira clara, a Alex nem entende o que ela está dizendo, porque não acha que estava errada, pra começo de conversa.

Acho que Alex só percebe a amiga que a Harper é quando o Sr. Laritate vê o estrago causado pelas duas e diz que “isso é motivo para expulsão”, e Harper se entrega no lugar de Alex para que a Alex não se meta em uma grande confusão… quem faria isso por uma amiga péssima como a Alex? Só a Harper, definitivamente, porque a ama mais que tudo nesse mundo. Então, enquanto a Harper está cumprindo uma espécie de “detenção privilegiada” por ser “ré primária”, Alex aparece de surpresa para ouvir, com calma, o que ela tem a dizer, e para responder que ela é mais do que sua amiga… ela é sua irmã. Foi um momento bem bonitinho, mas isso precisa se converter em melhores atitudes da Alex em relação à Harper, porque a Harper merece uma boa amiga.

 

Para mais postagens de Os Feiticeiros de Waverly Place, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários