Malhação 2004 – A decisão de Letícia

Ida e volta.

Para fugir de Gustavo, Letícia resolveu se dedicar ao handebol… e isso lhe garantiu uma vaga em um time profissional fora da cidade, e ela está determinada a ir embora, mesmo que isso esteja deixando todo mundo ao seu redor arrasado – “Hoje é meu último dia aqui no Amparo. Amanhã, eu vou começar uma vida nova”. O Gustavo até tenta impedi-la no último momento, aparecendo na sua casa cedo no dia da sua partida, perguntando se ela ficaria se ele pedisse para ela ficar, e ela pede que ele não faça isso, porque ela gosta deles, mas eles já tentaram namorar uma vez e não deu certo, e “ela não aguenta mais sofrer”. Sua decisão está tomada. Gustavo tenta, pede um beijo de despedida, e os dois realmente gostam um do outro, mas não é assim que as coisas vão se resolver.

Até porque o Gustavo ainda tem que evoluir muito para que as coisas com Letícia possam dar certo… e é nisso que “Malhação 2004” vem falhando há algum tempo – embora eu ame a temporada. O desenvolvimento de Gustavo estagnou, e ele não tem tido realmente atitudes para mostrar para Letícia que eles podem dar certo juntos, além de suas promessas… ela tem toda razão em querer se proteger de mais sofrimento quando o Gustavo permite que a Natasha faça o que quiser, por exemplo – inclusive beijá-lo e viver o abraçando na frente de todo mundo, como se eles ainda tivessem alguma coisa. Quando Gustavo fica chateado e manda a Letícia ir embora e “ser feliz com o seu handebol”, então, ela devolve, mandando ele ser feliz “com a Vagabanda e a Natasha”.

Letícia vai embora, Gustavo não toma nenhuma atitude rumo a uma mudança, e eu gosto do fato de o roteiro encontrar outro motivo pelo qual Letícia retornará: algo que não tem nada a ver com o Gustavo. O Seu Zé, pai de Letícia, está apresentando sintomas de um possível câncer de próstata, que vão se agravando com os dias, mas ele se recusa a ir ao médico e, quando finalmente vai ao urologista, ele se recusa a fazer o exame de toque retal, por puro preconceito e irresponsabilidade com a própria saúde… “Malhação 2004” faz um processo importante de conscientização, e traz Letícia de volta porque ela é a única que pode convencer o José a fazer o exame que pode salvar a sua vida – “Eu voltei por causa da sua teimosia, pai. Você vai fazer esse exame, sim”.

Letícia tem uma conversa importante, conscientizadora e séria com o pai, e então ele faz o exame, descobre um tumor que a biópsia diz que é maligno, e José novamente se torna resistente quando descobre que a cirurgia, que é o tratamento indicado, tem um risco pequeno de causar incontinência urinária e impotência… novamente, José tem que ser convencido de que a cirurgia é essencial para salvar a sua vida e que os riscos são muito pequenos, e ele conta com a ajuda não apenas da Letícia, dessa vez, mas do tio de Felipe, que é o urologista responsável pelo caso, e do Dr. Marcelo, que conversa com ele e o ajuda a convencer… então, eles só precisam resolver o problema do dinheiro, com a cirurgia eventualmente sendo paga por Gustavo, em condição de empréstimo.

Com toda essa história, Letícia decide não ir embora enquanto o pai não estiver bem – e como a Giovanna não pode segurar a sua vaga no time de handebol por muito tempo, eventualmente ela tem que decidir se volta ou não para a outra cidade… a família até a incentiva a ir, se for o que ela quer, dizendo que agora as coisas estão finalmente encaminhadas, mas ela decide que é melhor estar ali e que ela vai voltar para o Múltipla Escolha. E isso, é claro, deixa todo mundo bastante contente. A cirurgia felizmente é um sucesso, e agora Letícia estará por perto para ajudar em todo o processo de recuperação do pai, e lidar com possíveis teimosias do Seu Zé, porque ela sabe como dobrá-lo… e, assim, as coisas começam a voltar ao normal para toda a família.

Falando novamente no Gustavo: é necessário que ele tome uma atitude. Ele e Letícia estão curtindo bons momentos juntos, mas ela não deixa que ele se aproxime romanticamente, porque diz que eles tentaram, sempre dá errado e é melhor deixar as coisas como estão… e o Gustavo parece dar provas constantes de que a Letícia está certa. Quando Gustavo anuncia que vai para o hospital para ficar com a Letícia enquanto o pai dela está na cirurgia, por exemplo, Natasha, mordida de ciúmes, resolve ir junto, e ele não faz nada. Ele sabe que Natasha não se importa e que ela não gosta da Letícia, sabe que sua presença lá vai deixar a Letícia mal, mas ele não tem pulso firme para dizer à Natasha que é melhor ela não ir e pronto – portanto, ele é um banana e um idiota.

Enquanto ele não fizer algo de verdade, não tem como ele estar com Letícia.

 

Para mais postagens de “Malhação 2004”, clique aqui.

 

Comentários