Merlin 3x08 – The Eye of the Phoenix

“The time of the once and future King”

UM DOS MELHORES EPISÓDIOS DA TEMPORADA! Exibido originalmente em 30 de outubro de 2010, “The Eye of the Phoenix” é o oitavo episódio da terceira temporada de “Merlin”, e é um daqueles episódios que só podem ser descritos como ÉPICOS. Com um tom diferente – muito mais solene e maduro –, o episódio é decisivo para o futuro de Camelot, tanto por trazer a missão na qual o Príncipe Arthur se provará digno de assumir o trono do reino em algum momento, quanto por trazer a Emrys um encontro importante com um prêmio muito maior do que o Tridente do Rei Pescador… sentimos que se iniciam os preparativos para a conclusão da temporada, conforme tudo vai ficando maior e mais imponente, no crescente contínuo de “Merlin”.

O episódio começa com uma espécie de “ritual” realizado pelo Príncipe Arthur durante uma noite toda, no qual sua missão será revelada… e isso o leva a atravessar as Terras Perigosas em busca do Tridente do Rei Pescador – uma missão que, diferente de todas as demais que foram realizadas até então, precisa ser cumprida sozinho, para mostrar-se digno de se tornar Rei de Camelot na ausência de Uther Pendragon. Merlin está quase disposto a deixar que Arthur vá sozinho quando é dispensado, mas apenas até ele ver em seu braço um bracelete que foi um presente de Morgana… ele sabe que nenhum presente de Morgana para Arthur seria algo bom. Então, ele pede a ajuda de Gaius para descobrir o que era aquela pedra cravada no bracelete.

Assim, Merlin e Gaius descobrem que Arthur carrega consigo o Olho da Fênix, uma pedra capaz de sugar a energia vital de quem a está usando, e se ele a usar por muito tempo, ele morrerá… então, Merlin não tem outra alternativa a não ser seguir Arthur em sua missão – afinal de contas, ele está fadado a falhar sem ajuda, mais fraco a cada passo que dá e, consequentemente, vulnerável. Para empreender essa missão paralela rumo ao Príncipe Arthur, Merlin pede ajuda, e é assim que ganhamos de volta um rosto conhecido que já apareceu na série nessa mesma temporada: Gwaine… e Merlin sabe onde encontrá-lo: em alguma taverna por aí. A dupla formada por Merlin e Gwaine é, desde a primeira vez, uma dupla e tanto!

Quando Arthur atravessa uma ponte guardada por Grettir, ele é avisado de que “Coragem não bastará. Ele precisará também de Magia e Força”. A ideia é interessante porque cada participante da missão representa uma dessas características… se Arthur é a Coragem, Merlin é a Magia e Gwaine é a Força – destaco um diálogo de Merlin e Gwaine no qual Gwaine é questionado sobre por que ele está ajudando, no fim das contas, e ele diz que está fazendo isso por um amigo… mas ele não está falando de Arthur, e sim de Merlin. É UMA AMIZADE DELICIOSA, SABE?! E acho fascinante como a série construiu isso em dois episódios/duas aparições de Gwaine. Juntos, a Coragem, a Magia e a Força os levam através de wyverns e até o Rei Pescador.

Com o Rei Pescador, quem ganha a melhor cena possível é o Merlin – a missão era mais para ele do que para Arthur, no final. Enquanto Arthur e Gwaine estão enfrentando alguma coisa do lado de fora, Merlin/Emrys tem um encontro com um rei antigo que nunca foi capaz de morrer… um rei que segura um tridente dourado em uma mão, aquele que Arthur busca, mas que tem algo muito mais valioso para entregar a Merlin: Água do Lago de Avalon. Há algo de muito grandioso e muito místico nessa sequência toda, e Merlin sabe o peso daquilo que está recebendo, como o “Escolhido”: quando tudo parecer perdido, aquela água lhe mostrará o caminho… em troca, o Rei Pescador lhe pede um presente: que ele lhe conceda o dom da morte.

Merlin pode fazê-lo, com o bracelete que Morgana deu a Arthur.

OUTRO GRANDE MOMENTO DO EPISÓDIO!

E falando em Morgana, também temos algo muito importante acontecendo em Camelot enquanto Arthur, Merlin e Gwaine estão fora dos domínios do reino, cumprindo missões paralelas: Gwen descobre que Morgana não é mais a mesma pessoa que ela conhecia… talvez não seja de agora que Gwen esteja notando coisas estranhas, mas a atitude grosseira de Morgana quando Gwen a interrompe faz com que ela desconfie mais do que nunca – depois, escondida, Gwen assiste enquanto Morgana usa magia. Assustada e sem saber o que fazer, Gwen procura Gaius para falar sobre a sua recente descoberta, e Gaius diz que infelizmente não pode dizer que é mentira… nada que venha de Morgana, atualmente, pode ser bom para qualquer um deles.

Maravilhoso o contraste de reações de Morgana e Gwen vendo o retorno de Arthur.

E, assim, Arthur está pronto para assumir o trono. E Morgana não está pronta para desistir.

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários