Merlin 3x11 – The Sorcerer’s Shadow

“You betrayed your kind”

Amo “Merlin”? Sim, eu amo “Merlin”… mas eu não tenho a menor paciência para episódios que dão qualquer tipo de destaque a Uther Pendragon. Minha sensação ao fim do episódio é que eu mais passei raiva do que qualquer outra coisa. Em “The Sorcerer’s Shadow”, o décimo primeiro episódio da terceira temporada de “Merlin”, um torneio tradicional está acontecendo em Camelot – um evento perigoso no qual não existem regras ou proibições, e os inscritos se enfrentam até que sobre apenas uma pessoa em pé. Uther venceu esse torneio três vezes durante sua vida, e agora Morgana o provoca para que ele lute mais uma vez… para Morgana, não existe muito como dar errado: ou Uther acaba morto no torneio ou ele se decepciona com Arthur.

Naturalmente, em se tratando de “Merlin”, um dos competidores pretende usar magia para vencer a competição… dessa vez, pelo menos, ele não é colocado realmente como um vilão – acho Gilli um personagem interessante, que traz boas discussões para a série e tem uma boa interação com Merlin, o fazendo questionar suas atitudes, talvez pela primeira vez… e se ele estiver realmente traindo aqueles que são como ele? Não acho que, no fim das contas, essa interação faça tanta diferença assim para o Merlin, mas talvez seja um episódio importante para a audiência, porque Merlin nunca esteve em uma situação tão difícil, e o episódio nos ajuda a entender por que Merlin precisa agir como ele sempre agiu – por mais difícil que isso seja.

E é.

Isso não quer dizer, é claro, que assistir ao Uther Pendragon não seja insuportável. E eu sinto muito, mas eu não consigo comprar a ideia do Uther vencendo aqueles duelos todos… ele tem um ego tão inflado, e isso só é exacerbado por cada vitória, até o momento em que ele precisará enfrentar Arthur. O Príncipe Arthur, por sua vez, está também em uma encruzilhada: se ele lutar como ele pode lutar, ele vai derrotar Uther… ele pode machucá-lo, até matá-lo e, de qualquer maneira, vai ser humilhante para o rei perder na frente de seu povo. Então, é Merlin quem diz em voz alta a conclusão à que Arthur também já chegara: ele vai ter que deixar o pai vencer. Eu não achei que estava preparado para o quanto Uther se acharia depois disso.

Felizmente, ele sabe que a luta foi entregue.

Depois de passar por Arthur, Uther terá que enfrentar Gilli… e a verdade é que o rei não tem nenhuma chance contra magia. Então, Merlin resolve ir conversar com Gilli, para tentar convencê-lo a desistir da luta, a ir embora, mas Gilli não pensa da mesma maneira de Merlin – mesmo naquele momento emocionante em que Merlin revela que ele também tem magia, para ver se isso é o suficiente para que Gilli o ouça. Gilli, no entanto, fala sobre como É HORA DAQUELES COM MAGIA LUTAREM DE VOLTA. Isso quase convence o Merlin: por que ele deveria estar protegendo a vida de Uther? Mas ele entende o porquê quando conversa com o Grande Dragão a esse respeito (e eu acho que funciona melhor o fato de o Dragão não aparecer mais em todo episódio).

Toda a missão de Merlin tem a ver com o futuro de Camelot… a ascensão de Arthur deverá trazer uma nova era para o reino e para as pessoas com magia – para que isso aconteça, no entanto, Arthur não pode ver o pai ser morto por magia… se Merlin não fizer nada e deixar que Gilli mate o Uther usando magia, a mente de Arthur se fechará para sempre e o futuro que se espera nunca chegará. Então, Merlin toma uma decisão, e por mais que lhe doa fazer isso, ele precisa interferir e impedir a vitória de Gilli. É terrível assistir ao Uther vitorioso, mas ao menos ele não está se achando melhor do que o Arthur, porque sabe que o filho o teria vencido se não tivesse entregue a luta, e o plano de Morgana também não deu certo, justamente por isso.

Na verdade, Uther segue vivo e orgulhoso do seu herdeiro.

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários