The Lord of the Rings: The Rings of Power (Os Anéis de Poder) 2x07 – Doomed to Die

“You are He. Are you not?”

Estamos chegando ao final da segunda temporada de “Os Anéis de Poder”, e “Doomed to Die” assume um tom ÉPICO, com grandes batalhas como as que concluem as trilogias de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”. A cidade de Eregion está em guerra… as forças de Mordor, lideradas por Adar, marcham ferozmente sobre a cidade élfica, exatamente como Sauron planejara, tanto para destruir Eregion quanto para conquistar um exército de orcs para si. É um episódio de revelações, de bastante ação e de alguns momentos catárticos, como quando Galadriel salva a vida de Celebrimbor quando Annatar estava quase conseguindo a sua prisão em uma torre por “loucura”. E, agora, as peças já foram colocadas no tabuleiro para o grande Finale no episódio seguinte.

Eregion está sitiada. Do lado de fora, guerra, fogo, destruição… do lado de dentro, Celebrimbor segue trabalhando nos Nove Anéis de Poder para os Homens, inicialmente alheio aos acontecimentos do lado de fora de sua janela – até que ele comece a perceber padrões nos movimentos de um rato, na brasa e na vela que não diminui nem um centímetro mesmo depois de um dia inteiro queimando… é então que Celebrimbor descobre que está em uma ilusão, e percebe que Annatar não pode ser quem ele diz ser… “No emissary of the Valar would do this”. A verdade dolorosa vem à tona quando Celebrimbor precisa aceitar que ele caiu na tentação de ninguém menos que o próprio Sauron, quem deu o seu próprio sangue para a forja dos Nove.

Agora, há o suficiente que Celebrimbor possa fazer? Ele até tenta destruir os últimos Anéis de Poder forjados, com o sangue de Sauron, mas eles parecem indestrutíveis… e, do lado de fora, não há quem acredite nele. É bastante doloroso ver a expressão de dor de Celebrimbor quando ele vê a realidade em Eregion, e Sauron tenta convencê-lo a terminar a forja dos Anéis para os Homens, em troca de poupar a cidade… Celebrimbor está em tamanho estado de desgraça, angústia e desespero que é muito fácil convencer aos elfos de Eregion de que “ele perdeu a cabeça”. Sauron, como Annatar, plantara essa história, e a maneira como Celebrimbor cai de sua janela e como fala sobre “Annatar ser o Sauron” é o suficiente para que tomem como “prova”.

Galadriel, enquanto isso, tem cenas maravilhosas tanto com Elrond quanto com Arondir… eu comentei, em algum momento dessa temporada, que Elrond era o meu personagem favorito de “Os Anéis de Poder”, o que quer dizer que eu lamento o seu “apagamento” nos últimos episódios. De todo modo, ele tem uma cena com Galadriel que a ajuda a escapar, e depois Arondir também salva a vida de Galadriel – uma série de eventos que culminam no momento mais épico do episódio, que é quando Galadriel chega a Eregion para salvar a vida de Celebrimbor… e para dizer que ele tem razão, frente a todos. Celebrimbor está sendo levado preso em uma torre quando Galadriel chega o chamando de VERDADEIRO SENHOR DE EREGION e anunciando o retorno de Sauron.

Uma cena poderosa.

Mas Sauron também é poderoso… e ele entrega a segunda melhor cena do episódio – curioso como o tom das minhas duas cenas favoritas no episódio são completamente opostos. Ainda que Celebrimbor esteja de volta à posição de Senhor de Eregion e os soldados acreditem nele, ele não foi o único que sucumbiu à vontade e à influência de Sauron… aquele momento em que Sauron, com um movimento discreto de mãos, consegue se livrar de todos os soldados que o cercavam fazendo com que eles matassem uns aos outros é uma demonstração IMENSA de seu poder – tudo o que acompanhamos de Sauron durante essa segunda temporada de “Os Anéis de Poder” culminou naquele momento. É levemente assustador… mas também é imponente!

“You will give me the Nine!”

Enquanto isso, Durin IV e Disa continuam tentando frear os avanços do Rei Durin III em sua ganância insaciável, que pode colocar toda Khazad-dûm em perigo, com o despertar de uma fera que vive nas profundezas da montanha… e, no meio de todo esse problema, Elrond aparece para pedir ajuda a seu amigo, Durin IV, porque Eregion precisa deles… o discurso do Príncipe Durin IV É DE ARREPIAR! Que cena MARAVILHOSA! Ele lidera um grupo de Anãos, falando sobre como eles precisam lutar por seus amigos, por Khazad-dûm e por toda a Terra-Média, porque Sauron está de volta e está fazendo Anéis para escravizar todos os povos. Sauron sabia, desde sempre, que os elfos não poderiam vencer sem os anãos, e foi por isso que Durin III ganhou aquele anel…

Novamente, Sauron parece ter pensado em tudo. Durin IV está disposto a ajudar Elrond e marchar com um exército para a Batalha de Eregion, e os demais anãos já deixaram de cavar e obedecer às ordens de Durin III, com medo da fera nas profundezas, mas agora o próprio Rei parece disposto a seguir cavando… então, Durin IV precisa recalcular a sua rota: se ele levar o seu exército a Eregion agora, talvez Khazad-dûm não esteja mais ali quando ele retornar… por isso, Durin IV e os demais Anãos precisam resolver seus próprios problemas, e os elfos precisam lidar sozinhos com um exército de orcs que talvez não possam vencer… é uma cena grandiosa, repleta de ação, e Elrond segue confiando na ajuda do amigo… uma ajuda que parece não estar vindo.

“Durin will come”

 

Para mais postagens de “The Rings of Power”, clique aqui.
Para as reviews de “O Senhor dos Anéis”, clique aqui.

 

Comentários