Amigas e Rivais – Ofelia descobre que é soropositiva!

Assisti ao primeiro capítulo de “Amigas e Rivais”, e ainda pensei em como a Ofelia parecia coadjuvante naquele momento – ela estava ao lado de Jimena, naquela festa ricaça, enquanto ela tinha problemas com a morte da mãe e com o irmão que queria protegê-la; também tínhamos visto Laura sofrer com o pai depressivo, e todo o fortíssimo drama de Nayeli, que acidentalmente matara um cara que tentara estuprá-la e agora estava sendo procurada pela polícia… a história de Ofelia ainda não é introduzida nos primeiros 45 minutos de novela, mas quando chega, nos acerta em cheio. “Amigas e Rivais” continua sendo uma das melhores produções da Televisa, e tinha assuntos fortíssimos em sua trama principal – dentre elas, a da protagonista que descobrira ter AIDS, e é sempre um assunto pertinente em relação à conscientização.

Lembro-me que minha mãe sempre usou essas coisas para me ensinar!

No início da novela, Ofelia é apenas uma garotinha rica, que quer “curtir a vida”, e é um tanto quanto chata, assim como Jimena – o pai de Laura acabara de ser despedido, por exemplo, e Jimena e Ofelia estavam determinadas a pegar no seu pé, só porque ela era “bolsista” na faculdade. Assim, depois daquela primeira briga do trio, elas voltam a brigar quando Jimena e Ofelia jogam bandejas de comida propositalmente em Laura, e ainda dizem que “acharam que tinha bolo no chão”. É injusto e revoltante, já que Laura NÃO FEZ nada por querer no primeiro capítulo – fora mesmo um acidente. Ofelia e Jimena mandam Laura ir embora porque “ali não é lugar para bolsistas”, e riem como possível dela por ela ser pobre, uma verdadeira humilhação que é incentivada pelas demais pessoas no refeitório, que ficam rindo das barbaridades que as duas dizem!

Laura fica furiosa, a princípio, mas depois ela reage da melhor maneira que poderia, e faz um discurso muito bonito, que diz mais ou menos isso: “Tomara que vocês nunca tenham que sofrer por causa de pobreza! Tomara que nunca tenham que sofrer o drama de um pai desempregado que trabalhou duro para comprar seu computador e livros”. Ela estava inspirada, se mostra superior, e sai chorando, enquanto Jimena e Ofelia, totalmente insensíveis, riem – e é irônico como elas são maldosas dessa maneira e como Laura deseja que “elas não precisem sofrer”, e logo em seguida tenhamos a cena de Ofelia recebendo a notícia de que é soropositivo… ali, a personagem de Ofelia dá uma guinada legal, e se transforma quase que completamente, porque ela é colocada em outra posição, que até então desconhecia… claro que ainda não é o suficiente para que pare de sentir superior aos demais.

A cena do diagnóstico é FORTÍSSIMA, e enquanto Ofelia chora, em desespero sincero, Jimena está ao seu lado – na conversa com o médico, Ofelia diz que tem 21 anos, mas que já se sente mal há 3 ou 4 anos, o que quer dizer que a doença não é nova e já deve ter comprometido partes significativas de sua saúde. Segundo ela, ela tem relações sexuais desde os 15 anos, com muitos parceiros diferentes, e muitas delas foram “sem proteção”. E é só nessa hora que cai a ficha da burrada que ela fez ao longo dos anos, ao transar sem camisinha – e quantas pessoas não passam pela mesma situação de Ofelia? Por isso, a novela parece estar gritando o mesmo que eu tenho vontade de gritar agora: USEM CAMISINHA! E parece que, depois do diagnóstico, já podemos ver as feições de Ofelia mudar, com menos maquiagem, lábios pálidos, olhos bem fracos…

A doença está tomando conta.

Roberto, o irmão de Jimena, não tarda a descobrir sobre a doença, pois chega em casa e encontra Jimena e Ofelia bebendo no meio da tarde, e começa a dar uma bronca na irmã e na amiga, mas então enfim percebe que tem alguma coisa errada – Jimena aconselha Ofelia a lhe contar a verdade, porque confia que ele não vai contar para ninguém e é “o único que pode ajudá-la”, então ela mesma acaba contando que Ofelia tem AIDS. Chorando, Jimena confessa que também se sente mal e tem medo de também estar doente, então Ofelia e Roberto a acompanham até o médico para que ela possa fazer um exame – que dá negativo quando Roberto abre o envelope. O mais bonito nessa cena é que, com essa notícia, Ofelia sorri, verdadeiramente feliz e aliviada pela amiga, e esse é um dos momentos mais importantes da personagem…

Porque formam um paradoxo com a maneira como Ofelia trata Laura…

No fundo, talvez ela não seja uma má pessoa.

 

Para mais postagens de Amigas e Rivais, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários