Chiquititas Brasil (1ª Temporada, 1997) – Júlio descobre a mentira de Mili

Convite. Mentira. Declaração. Vingança. Um pouco de tudo.

Mili e Júlio têm uma história complexa, cheia de vai e vem – e que tem tudo a ver com a fase que eles estão vivendo. Depois de as coisas terem quase se acertado entre eles, Mili acaba se decepcionando novamente e desabafa com o Júnior, falando mal dele, e esse é um ponto de virada importante no qual o Júnior conta para Mili coisas que ela nem imaginava a respeito de Júlio… ele fala sobre solidão e como o Júlio se sente abandonado pela mãe, e talvez por isso ele seja assim, “difícil”. Com isso em mente e com o Júlio pedindo desculpas por a ter acusado injustamente de sumir com o Péricles, Mili tem uma conversa bem bacana com ele, na qual ele admite que “ela é sua única amiga”. Mas o Júlio não é a melhor pessoa do mundo em seus elogios…

Depois de conversar com o Júnior, Mili fica pensando muito no Júlio e se perguntando o que é pior: não ter uma mãe, como ela, ou ter uma mãe que não te dá atenção, como ele. Naquela noite, Mili sonha com Júlio, ao som de “Don’t Speak”, e como ele quase a beija no sonho, ela acorda tocando os lábios, decoração disparado e um pouquinho desesperada… e procura a Pata, a sua melhor amiga, para conversar. Quando o Júlio liga para ela no dia seguinte para convidá-la para o cinema (e as meninas ficam todas a incentivando a ir e a provocando), Mili fica levemente apavorada, com medo que aconteça de verdade o que aconteceu em seu sonho, e tenta dispensar o Júlio, dizendo que vai ter uma consulta médica, mas aceita o convite para o dia depois de amanhã…

A tal da consulta médica, no entanto, é uma mentira – e o Júlio não fica muito feliz quando a descobre! Quando Carmem anuncia a visita de uma revista ao orfanato no dia seguinte, Júlio comenta a respeito da consulta médica, e Carmem diz que as consultas médicas só acontecem no início e no fim do ano – então, o Júlio percebe que a Mili mentiu para ele. E eu confesso que eu fiquei com pena dele, porque fica claro que a Mili só não queria ir no cinema com ele mesmo, e ela chega a confrontar a Mili rapidamente: “Minha tia me disse que não vai ter nenhum exame médico. Por que você mentiu pra mim?”. Ali, os dois brigam de novo, porque o Júlio diz que tem ódio de quem mente para ele, e ele achou ela era diferente… ela pede que ele não fique chateado, e ele responde que “não está chateado, porque se ela não vai, ele economiza uma entrada”.

AH, EU AMO ESSAS PROVOCAÇÕES!

Mas o Júlio tem um plano: quando ele aparece no Orfanato Raio de Luz no dia da seleção para o concurso de rock e Mili se aproxima par pedir desculpas por ter mentido, ele faz toda uma cena também pedindo desculpas e se mostrando compreensivo, dizendo que se ela mentiu, ela deve ter tido um motivo, e que queria que eles fizessem as pazes, mas dessa vez a sério… a sério mesmo. Pode até ser que tenha rolado um clima ali entre eles, conforme eles se aproximam, e eles também trocam um monte de olhares durante a seleção, mas o Júlio tem em mente que ele precisa se vingar de Mili por causa da mentira… ninguém disse que a história deles seria fácil, não é? E talvez ele até se esqueça da sua vingança, conforme fica esperando a oportunidade perfeita de se vingar…

Com a desistência do Mosca do concurso de rock, por causa de toda a confusão com a Vivi e com a Cris, a Mili vai convidar o Júlio para dançar com ela – e ele aceita prontamente. A verdade é que ele acha que vai se vingar da Mili de alguma maneira com essa história do concurso, mas no fundo ele gosta de sua companhia, quer estar perto dela e já está completamente caidinho, como podemos ver nos vários ensaios… em algum momento, ele até se perde no seu personagem e acaba falando sobre como ela fica linda quando sorri, quando fica brava, o tempo todo… algo que ele mesmo confessa para o Péricles, mais tarde, que ele não planejou dizer, e que “quando viu já tinha falado”. Do lado de fora, ele ainda quer “vingança”, mas tudo não passa de fachada…

Em uma espécie de jogo que tem uma grande parcela de verdade, Júlio admite seus sentimentos por Mili – de maneira direta, ele se aproxima de Mili para dizer que “acha que a ama” (!), o que parece tão exagerado, mas, ao mesmo tempo, tão como adolescente vive tudo intensamente, e Mili, em choque, derruba o copo de água que estava segurando… se o que ele dissera tinha uma grande parte de verdade, no entanto, ele escuta Mili respondendo às “provocações” das outras garotas dizendo que o Júlio é “um crianção e um filhinho da mamãe”, e isso o deixa magoado. Ainda que tenha sido da boca para fora, foi um pouquinho cruel e o Júlio sentiu… naquele dia, ele chega em casa destruindo coisas, e ainda recebe um telefonema da mãe querendo que ele vá embora com ela para a Bélgica.

Mas ele não quer ir. E não vai.

 

Para mais postagens de “Chiquititas Brasil”, clique aqui.
Também visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários