Malhação 2004 – Felipe é filho do Pasqualete!

“Oscar, será que o Felipe é meu filho?”

Felipe sempre foi um dos melhores alunos do Múltipla Escolha – e o Pasqualete sempre foi o seu professor favorito. Quando Pasqualete resolve convidar o Felipe para ser o representante do Múltipla Escolha em uma Maratona de Português, matéria pela qual ele é apaixonado e na qual sempre se sobressai, uma nova trama se desenrola protagonizada por ambos: Pasqualete reconhece o nome da mãe de Felipe, uma mulher com quem ele namorou há muito tempo… há aproximadamente 18 anos, sabe? Mesmo que Elisa aja de maneira bastante estranha durante o reencontro com Pasqualete, de maneira evasiva, o reencontro traz algumas lembranças de volta, e Pasqualete começa a se perguntar se existe alguma chance de o Felipe Saldanha ser seu filho…

Afinal de contas, tudo parece indicar que sim – mesmo que Elisa negue veementemente quando o Pasqualete a encurrala para perguntar a respeito disso. Pasqualete descobre que Felipe nasceu aproximadamente 8 meses depois do fim do namoro deles, que não tem nome de pai no registro dele, e eles são parecidos de incontáveis maneiras… não só no amor pela língua portuguesa. Com essa desconfiança em mente, Pasqualete começa a passar mais tempo com Felipe, sob a desculpa de o estar apoiando para a Maratona de Português, e ele encontra similaridades pequenas e grandes entre eles, mas quando descobre um sinal de nascença em Felipe no mesmo lugar que um dele, ele não tem muitas dúvidas… ele resolve confrontar Elisa de novo ou pedir um exame de DNA.

Dessa vez, então, percebendo que não conseguirá escapar, Elisa confessa que Felipe é mesmo filho do Pasqualete. Ela nunca quis contar porque ele tinha acabado de voltar com a sua esposa, tinha uma filha pequena e ela não quis estragar seu casamento ou parecer que tinha engravidado de propósito, então ela escondeu isso durante todo esse tempo… Pasqualete, no entanto, diz que ela não podia ter tomado essa decisão sozinha, e que ele o privou de ver seu filho crescer. De todo modo, Elisa não quer que Pasqualete conte a verdade a Felipe, e ameaça ir embora com ele para os Estados Unidos se ele insistir nessa história – mas é claro que o Felipe acaba descobrindo tudo ao ouvir uma conversa/discussão entre Elisa e Pasqualete em frente ao colégio.

E, então, ele sai transtornado… afinal de contas, ele se sente enganado, mentiram para ele durante toda a sua vida! Depois de alguns dias desaparecido, e de Pasqualete acreditar que ele não vai aparecer nem para a Maratona de Português, Felipe reaparece na hora da Maratona, pronto para arrasar e vencer pelo Múltipla Escolha, e temos uma cena interessante e dramática na qual eles revelam que são pai e filho na frente de toda a escola, com o Pasqualete o chamando de filho e o Felipe dedicando a vitória ao seu pai. É um pouquinho exagerado, sim, mas sentimos que “Malhação” não tem muito tempo a dedicar a história, com tudo começando lentamente a se resolver na trama principal da temporada, já que estamos finalmente chegando à sua reta final.

De todo modo, a cena é interessante, bem como a conversa de Pasqualete e Felipe depois, que também define e resolve algumas coisas: Felipe aceita que Pasqualete o registre como filho e eles falam de se conhecer melhor, como pai e filho, e Felipe também acaba perdoando a mãe por ter escondido isso dele durante todos esses anos… tudo é exageradamente rápido, na verdade, e a maioria das coisas se resolvem em um ou dois diálogos, mas é o que acontece em tramas paralelas que são protagonizadas por personagens secundários. Em outra situação, teríamos um Felipe em crise de identidade durante alguns capítulos, uma briga mais elaborada e duradoura com a mãe, mais dificuldade para aceitar Pasqualete como pai… não temos tempo para isso.

De todo modo, é uma trama da qual eu gostei, porque gosto do Felipe.

Foi legal de acompanhar… e rendeu alguns momentos fofos.

 

Para mais postagens de “Malhação 2004”, clique aqui.

 

Comentários