Margarita (2024) – Mentira e Verdade

“Toda mentira esconde verdades, ¿o vice versa?”

Explorando um pouquinho de mentiras e verdades, com direito a chantagens, amizades possivelmente rompidas e polígrafos confusos, o oitavo capítulo de “Margarita” finalmente leva Margarita oficialmente para dentro do Hangar Soho, que é justamente onde Delfina a queria: quanto mais perto melhor, para descobrir o que ela sabe e o que ela quer… para sua surpresa, Delfina ainda descobre que Margarita está vivendo escondida no sótão de sua casa, o que ela imagina que é mais uma parte dos planos de sua “mente maléfica”, vivendo justamente no sótão da Mansão Fritzenwalden, o lugar onde Florencia vivia e tudo o mais. A interação de Margarita e Delfina no sótão é totalmente absurda, com tudo o que a Delfina diz e que a Margarita não entende…

E por isso mesmo é tão bom!

Na verdade, Margarita sabia que estava “segura” no sótão da casa porque Daisy garantira que “Delfina nunca entrava lá”, e ela de fato não costuma entrar, mas quando a polícia bate na porta da sua casa e ela está apavorada se sentindo culpada por ter mentido sobre a filha de Florencia e tudo o mais, tudo o que Delfina quer é se esconder – e é assim que ela vai parar no sótão. Na verdade, a polícia estava ali porque pegou o Pipe do lado de fora, e agora Margarita abraça o amigo para dizer que pode explicar. Depois de Delfina desmaiar de tanto choque e desconcerto, Daisy e Ada conversam com os policiais para explicar que sabem quem é o Pipe e que ele trabalha na cozinha e tudo o mais… Daisy, inclusive, diz a Yamila que eles são seus amigos e vão ficar ali.

Quando desperta, desconcertada e tentando voltar para o seu disfarce de “pessoa boa”, Delfina chama Margarita para conversar – e então ela anuncia que ela e o Pipe vão ficar ali na sua casa. Eu gosto de como Margarita fica genuinamente feliz com a notícia, e como ela deixa bem claro, desde sempre, que sem o Pipe ela não fica. Severino e Delfina, no entanto, estão muito mais interessados em tentar arrancar algo dela ou pegá-la na mentira. Eles fazem perguntas e mais perguntas sobre seu passado, sobre as pessoas que cuidaram dela, e eles até chamam um cara com um polígrafo, mas a Margarita gosta de “fantasiar” as coisas, como fez na sua entrevista lá no início, então tudo fica meio confuso entre o que é verdade e o que é mentira, e o aparelho não serve de nada.

Uma das minhas cenas FAVORITAS de “Margarita” até o momento vem com a Delfina resgatando algumas músicas de “Floricienta”, e não poderia ser mais perfeito. Como Margarita cantara “Por Qué” no seu primeiro dia, Delfina pergunta novamente de onde ela tirou a música, tentando perceber se ela sabe mais alguma coisa, e então pergunta o que ela vai cantar no seu grande retorno… inclusive, ela sugere que seja algo mais explosivo, e é perfeito OUVIR A DELFINA CANTANDO AS MÚSICAS DE FLOR! Delfina começa com “Pobre los Ricos”, mas passa também por “Tic Tac” e “Corazones al Viento”, e eu não sabia como eu precisava ouvir a Delfina cantando animadamente essas músicas, que a Margarita não conhece (!), até eu ouvi-la as cantando.

O grande retorno de Margarita passa por uma armação da Única, que coloca todos os seus fãs para trabalharem por ela (todos desprezíveis exatamente como ela), e uma trama que está só começando para a Mei, escondendo de todos que ela está doente e passando mal depois de se esforçar em uma apresentação… a chegada oficial de Margarita ao Hangar Soho traz um bom momento musical da novela com “EmotiHadas”, que é uma música de que gosto bastante e cujo clipe já vimos no encerramento dos capítulos. A apresentação é bonita, a música e a coreografia são boas, os figurinos e a maquiagem estão bonitos, mas os fãs de Única (!) enchem a live de comentários maldosos e ataques e chegam a fazer com que a conta do Hangar Soho seja suspensa.

No fundo, todos sabem quem estava por trás disso.

Merlín, por sua vez, está tendo que lidar com o pesadelo de ter o Rey sabendo o seu segredo e, sinceramente, eu acho que ele sofreria muito menos se ele simplesmente contasse logo toda a verdade… seria um choque para Daisy, é claro, mas eventualmente ela entenderia. Talvez o maior problema seja em Krikoragán, porque seus responsáveis não sabem de suas atividades diurnas no Hangar Soho. De todo modo, estar nas mãos de Rey é insuportável, e é algo que pode durar para sempre. Quando vai ao quarto de Merlín na faculdade em que vive, Rey diz que quer financiamento para um videoclipe, e o clima é pesado, Merlín quer dizer que não vai fazer nada do que o Rey quer, mas ele acaba cedendo… e é isso que mostra para o Rey que ele está em suas mãos.

E, portanto, não vai ter fim.

Margarita tenta falar com Merlín mais uma vez… tenta reforçar o que já dissera antes: que ele não deixe o Rey se apoderar de sua história e de sua verdade. Merlín vai mesmo se deixar ser transformado em uma marionete nas mãos de um titereiro malvado? Merlín tem outras coisas sobre as quais quer conversar quando Margarita o leva até o sótão onde ela estava vivendo antes de ser oficialmente aceita no Hangar Soho: novamente na discussão sobre verdades, mentiras e segredos, Merlín tenta convencer Margarita de que eles não podem seguir mentindo e fingindo que eles não sentem nada um pelo outro… e, por mais que tente pensar em Daisy, Margarita tampouco consegue negar que está apaixonada. Então, os dois se beijam pela primeira vez.

“Eu não acredito nem na mentira nem na verdade. Acredito na honestidade de quem tenta ser verdadeiro”

 

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