Chiquititas Brasil (1ª Temporada, 1997) – A expulsão de Mili e Pata

Ajuda inesperada!

Graças a uma denúncia feita por Bia, Carmem descobriu que Mosca, Binho e Rafa estavam escondidos no depósito dos fundos do Orfanato Raio de Luz – e, agora, ela pretende os entregar para a polícia e punir severamente quem quer que os tenha ajudado. Sabendo o que está por vir, Mili manda o Chico não dizer nada sobre ele ter ajudado, ou então a Carmem vai aproveitar para demiti-lo definitivamente, e ela diz que vai dizer que foi ela… Pata, no entanto, diz que não vai deixar a amiga levar a culpa sozinha, porque ela também ajudou. E é assim que as duas confessam sua culpa quando os três garotos são pegos pela polícia e a Carmem, satisfeitíssima, confronta todo mundo querendo saber quem foram os cúmplices… Bia também parece bem satisfeita.

Mosca é levado embora, mas não vai antes de dizer para a Pata “descobrir quem foi que os denunciou e se vingar por ele”, e Pata promete que vai fazer exatamente isso e não vai descansar enquanto não se vingar, mas Carmem diz que ela não vai se vingar coisa nenhuma – afinal de contas, ela pretende expulsar as duas do Orfanato Raio de Luz. O que é bastante irônico, tendo em vista que o Orfanato Raio de Luz foi criado pelo Dr. José Ricardo ESPECIALMENTE para a Mili, a sua neta que ele não quis assumir, mas tampouco quis deixar inteiramente desamparada… ainda que tenhamos esperanças de que isso vai ser o suficiente para que a expulsão não chegue de fato a acontecer, o sofrimento que toma conta de (quase) todas as garotas com a notícia é dilacerador.

Tem uma verdadeira força-tarefa tentando impedir a Carmem… a Valentina avisa o Chico que, por sua vez, avisa o Júnior. Valentina tenta interceder, mas o Dr. José Ricardo diz que não quer interferir nos assuntos da irmã, e que “cometeu um grande erro” ao manter a Milena por perto, e Valentina o chama de “monstro egoísta” e diz que Deus vai condená-lo e ele vai “arder no quinto dos infernos”, mas o Dr. José Ricardo não se abala nem se importa: ele grita, de maneira nojenta, dizendo que pode até ser que isso aconteça, mas em vida é ele quem dá as cartas e dita as regras e, portanto, Carmem vai fazer o que quiser. Júnior tampouco tem qualquer sucesso, porque ele tenta negociar com o pai para que Milena e Patrícia não sejam expulsas, mas ele diz que “não pode fazer nada”.

Enquanto as garotas lamentam a iminente partida de Mili e de Pata, Bia age da maneira mais dissimulada possível, dizendo que “a Ernestina foi horrível dedurando os meninos” – até porque a culpa caiu toda sobre a Ernestina, a quem o Chico tinha contado a verdade, e que é inocente… eu fiquei bem triste pela Ernestina e por tudo o que ela sofre e tudo o que ouve do Chico, que a chama de “hipócrita”, “traidora”, “falsa” e coisas do tipo. A decisão parece definitiva quando o Chico entra no quarto das garotas para dizer que falou com o Júnior, mas a Carmem não cedeu. É cruel ver a Bia celebrando porque “finalmente vai se livrar da Pata”, e ela nem se importa, como as demais, que a Mili também vá… mas além de Bia, ninguém está feliz com essa possível expulsão.

Sem intervenção, Carmem coloca tudo em ação e consegue uma ordem judicial para a transferência de Milena e Patrícia, enquanto as outras meninas, chorando, se jogam no chão implorando para que a Carmem não faça isso, e ela continua irredutível. Antes da partida de ambas, no entanto, o Orfanato Raio de Luz começa a receber visitantes… e é quase cômica toda a sequência de porta se abrindo, novos personagens sendo adicionados à trama e as coisas mudando a cada minuto. O primeiro a entrar é o Júnior, que diz estar ali para acompanhar as meninas, para que elas ao menos tenham um rosto conhecido e amigo com elas nesse momento difícil; a segunda é a Valentina, que diz que veio “para falar uma coisa que vai fazer com que Mili nunca mais precise ir para lugar nenhum”…

E o terceiro é o próprio Dr. José Ricardo.

Apesar de fingir que não se importa, ver a Milena chorando enquanto estava sentada em um balanço acabou mexendo com ele – e ele também está com medo de que a Valentina vá mesmo contar toda a verdade, é claro. Então, ele pede que a Valentina o deixe falar primeiro e diz que tomou uma decisão e as meninas NÃO VÃO ser transferidas. As outras meninas gritam de felicidade, Mili e Pata se abraçam aliviadas, e Carmem se revolta, perguntando “que besteira é essa” e dizendo que ele nunca se meteu em seus assuntos antes, mas José Ricardo já tomou uma decisão e, inclusive, conseguiu que o juiz revogasse a ordem de transferência, o que quer dizer que está tudo resolvido… as meninas ficam, e com a “punição severa” de ficar duas semanas sem sobremesa.

Ufa!

 

Para mais postagens de “Chiquititas Brasil”, clique aqui.
Também visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários