Vale o Piloto? – Wizards Beyond Waverly Place (Feiticeiros Além de Waverly Place) 1x01 – Everything is Not What It Seems

“Sounds like someone else I know”

OS FEITICEIROS ESTÃO DE VOLTA! As séries do Disney Channel fizeram parte da minha infância e da minha adolescência, e “Os Feiticeiros de Waverly Place” foi a minha série favorita do canal, embora seguida de perto no meu ranking pessoal por outros grandes nomes como “As Visões da Raven” e “Hannah Montana”. Com essa onda de nostalgia que trouxe de volta antigas séries e filmes para sequências, o Disney Channel apostou inicialmente em “A Casa da Raven” (da qual eu, particularmente, gosto bastante, apesar de uma crítica ou outra) e, agora, em “Feiticeiros Além de Waverly Place”. Com um pouco de nostalgia e um pouco de novidade, os Russo estão de volta e, com eles, uma feiticeira adolescente poderosa que pode ser quem vai salvar o mundo…

“Everything is Not What It Seems” é o episódio de estreia de “Wizards Beyond Waverly Place”, remetendo à música de abertura tanto da série original quanto da nova (confesso que parte de mim esperava uma música nova), e eu gostei bastante. Eu sempre encaro produções como essa e “Raven’s Home” levando em consideração que eu não sou, necessariamente, o público-alvo, e que ela vai apelar à nostalgia e vai entregar cenas e sequências que foram feitas para mim (as interações de Alex e Justin, por exemplo!), mas a série também precisa se desprender de seu material-base de alguma maneira e precisa conquistar uma nova audiência jovem… e, por isso, é importante que tenhamos novos adolescentes em destaque em torno de quem a história vai girar.

Como adulto, eu preciso entender isso ao entrar numa série como essa.

Com isso em mente, eu me diverti bastante! É um episódio simples, mas com bastante potencial… e eu gosto da ideia, ainda que discreta, de estarmos construindo uma trama maior a ser explorado eventualmente. O episódio se passa inteiramente no dia do aniversário de 34 anos de Justin Russo, e sua esposa parece ter preparado uma surpresa para ele – apesar de o Justin ser “certinho demais” e “não gostar de surpresas”. Quando Alex aparece “de surpresa” (!) na casa do irmão, Justin acredita que foi isso que Giada preparara para ele, mas Alex está ali por um motivo completamente diferente… ela nem se lembra de que era seu aniversário, na verdade. E os filhos de Justin também parecem pouco se lembrar, até por causa das novidades que estão surgindo.

É muito bom rever Justin e Alex interagindo – e eu gostaria muito de ter Alex como regular na série, porque eu AMO essa personagem e ela entrega alguns dos melhores comentários, como ao perguntar sobre o que Justin diz à esposa que ela faz da vida, ou ao reagir dizendo que “está orgulhosa dele” por ele ainda estar mentindo para a esposa e os filhos sobre não ser um bruxo, ou o hilário “Really? Where?” quando eles entram no quarto das crianças e tem um floogie gigante lá. O retorno de Alex Russo também possibilita algumas revelações sobre o futuro dos três irmãos: ela é, agora, parte do Tribunal da Magia; Justin foi o diretor mais jovem da WizTech, mas foi demitido “por causa de um incidente com um unicórnio”; e Max ficou bilionário com uma rede de lanchonetes!

A vida aparentemente tranquila e “normal” de Justin Russo vira de pernas para o ar em seu aniversário de 34 anos… Alex, que agora está no Tribunal da Magia, está trazendo uma nova feiticeira para ele treinar, porque precisa da sua ajuda: essa é a última chance de Billie, uma jovem com um quê de rebeldia e pouco apreço a regras (!), que foi “abandonada” por outros professores que nunca acreditaram nela… nunca confiaram nela. Tudo bem que o Justin “renunciou” à magia desde que deixara seu emprego na WizTech, mas a verdade é que ele ainda pensa sobre magia todos os dias de sua vida, e Alex sabe que ele é a melhor opção que ela tem para colocar como professor de Billie. É de alguém como o Justin que Billie precisa agora.

Billie, por sua vez, faz a sua própria entrada… Alex está tentando ser discreta e fazer as coisas à sua maneira e conversar com o Justin, mas Billie já chega expondo a magia e impressionando Milo e Roman, os filhos de Justin – e eu gostei dessa introdução do trio. Na verdade, Billie é bastante parecida com o que a Alex era, e o Roman é basicamente uma versão em miniatura do Justin… o Milo, no entanto, não me faz pensar em Max, mas mais no Levi, de “Raven’s Home”. De todo modo, Milo é o irmão mais novo, acredita em monstros no armário e em feiticeiros, e a chegada de Billie só confirma isso tudo… e é bom ver as reações do Roman ao perceber que tudo de que ele duvidou é real. E ele acha que o pai surtaria ao saber sobre isso tudo…

Ele nem imagina.

As crianças ficam envolvidas em uma história que não está à parte, e que serve para conectar os pontos da estreia. Billie conjura um monstro dentro do armário dos garotos só para mostrar para Roman que monstros são reais e que ela está dizendo a verdade quando diz que é uma feiticeira… mas as coisas saem de controle porque ela conjura um floogie do qual não sabe se livrar, e ele sai fazendo alguma bagunça pela casa, e isso rende bons momentos – temos a Alex procurando pelo floogie usando magia para levitar o sofá, quase que despreocupadamente, por exemplo, e temos o Roman e o Justin agindo espelhadamente, um tentando esconder a esposa “congelada” pelo floogie, o outro tentando esconder o irmão… até que alguém arrume a confusão.

E quem arruma a confusão é a própria Billie, auxiliada por Justin – e Alex com certeza “se deixou congelar” pelo floogie para que os dois pudessem trabalhar em equipe, porque eles precisavam daquilo… Justin precisava recuperar o seu prazer por ensinar, e Billie precisava entender que o Justin não é apenas “mais um professor”, e que ele vai acreditar nela, diferente dos anteriores. Então, fica decidido que Justin vai, sim, ajudar a Billie com os seus estudos (descobrimos, por fim, que existe uma profecia que diz que Billie vai ser a única capaz de salvar o mundo ou qualquer coisa assim), e isso os leva de volta até a velha toca que outrora ficava na Estação Waverly… o mesmo cenário, com a nostalgia batendo forte. Muito emocionante!

Estou curioso pelo que a série vai entregar.

“I’ve missed this”

 

Para postagens de “Os Feiticeiros de Waverly Place”, clique aqui.
Visite também nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários