Sítio do Picapau Amarelo (2012) 1x07 – A Viagem de Dona Benta

 

“Dona Benta ouviu a história do passeio ao País das Fábulas com especial interesse para tudo quanto se referia ao senhor de La Fontaine, cujas obras havia lido em francês. Sempre tivera grande admiração por esse fabulista, que considerava um dos maiores escritores do mundo.

— Estou lamentando não ter ido com vocês — disse ela. – Uma prosinha com o senhor de La Fontaine seria dum grande encanto para a minha velhice...

Tais palavras fizeram Pedrinho bater na testa...

— Tive uma grande ideia, vovó — berrou ele. — Levar a senhora lá! Já sabemos o caminho e temos o burro falante para nos conduzir. Que acha?

A grande ideia tonteou Dona Benta como se fora uma paulada no crânio.

— Que despropósito, Pedrinho! Não sabe que sou uma velha de mais de sessenta anos? Que não diria o mundo quando soubesse dessa extravagância?

— O mundo não precisa saber de nada, vovó. A senhora vai incógnita, como os reis quando querem divertir-se. Deixe o negócio por minha conta, que sairá tudo direitinho...”

(Trecho de “Reinações de Narizinho”)

 

Exibido originalmente em 18 de fevereiro de 2012, “A Viagem de Dona Benta” é o sétimo episódio da animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, e é justamente aquela fase na qual as crianças estão tão encantadas com o Reino das Águas Claras que elas querem que a Dona Benta também viva essa experiência e possa ver com os próprios olhos como o Reino do Príncipe Escamado é um lugar bonito! Afinal de contas, as crianças não param de contar animadamente sobre tudo o que eles veem e fazem no Reino das Águas Claras… por que não levar Dona Benta para ver pessoalmente?

Dona Benta tenta “escapar” dessa aventura… ela desconversa, dá desculpas, diz que “amanhã eles veem isso”, mas Narizinho e Pedrinho a conhecem bem o suficiente para saber que, no dia seguinte, ela só vai dizer que “pensou bem e é melhor deixar para outro dia”. Então, eles e Emília resolvem “fazer uma surpresa” para a vovó, e quando eles aparecem em volta da sua cama para despertá-la, e escutam exatamente o que já estavam esperando escutar (!), Dona Benta já está no Reino das Águas Claras… com cama e tudo! Então, ela não tem outra alternativa a não ser fazer a vontade das crianças.

Inicialmente, Dona Benta está bem resistente… ela caminha apreensiva e fala bastante sobre “tudo o que ela tem que fazer no sítio”, querendo voltar – até o momento em que ela encontra um ursinho de pelúcia que era seu na infância… um brinquedo inseparável que ela sempre amou demais, mas que ela derrubou dentro da água quando estava brincando na beira do riacho, e que ela nunca tentou recuperar porque as pessoas diziam, naquela época, que morava no fundo do riacho um terrível bagre azul que transformava todas as crianças que entravam na água em pedra.

Reencontrar o seu ursinho da infância transforma a Dona Benta, como se ela voltasse a ser criança, e é uma delícia de assistir à vovó se divertindo! As crianças chegam a ficar apreensivas, com medo que ela se perca ou se machuque, mas Dona Benta se diverte como não se divertia em anos, e é lindo! Ela brinca com polvos, pega carona com tartarugas e monta em cavalos-marinhos, e acaba perdendo o seu ursinho, indo recuperá-lo e se separando das crianças, que começam a procurá-la desesperadamente, com medo de que alguma coisa tenha acontecido com ela…

No fim, as crianças encontram a Dona Benta justamente com o bagre azul, com quem a Dona Benta discutiu por causa do ursinho que ele estava dizendo que era “seu”, mas quando as crianças brigam com o bagre azul para defender a vovó, Dona Benta aparece para defendê-lo e para dizer que a história que contavam não era verdade, afinal de contas… além disso, para o próprio bagre azul diziam, quando ele era criança, que os humanos roubavam bagres para transformar em pedra… no fim das contas, é um dia cheinho de emoção e de diversão, e é bom ver a Dona Benta feliz…

E as crianças exaustas de “cuidar” da avó.

 

Para mais postagens sobre a animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, clique aqui.
Para outras versões, visite o “Sítio do Picapau Amarelo” em Cantinho de Luz

 

Comentários