Chiquititas Brasil (1ª Temporada, 1997) – A arrogância de Fernando

O estado grave de Dani!

Dani sofreu um acidente grave caindo do segundo andar do orfanato por causa de um corrimão frouxo depois de ela sair correndo de medo da Brunilda, e agora ela está no hospital, em coma, em uma situação gravíssima – seus sinais vitais estão muito comprometidos e as possibilidades de recuperação parecem mínimas… pelo menos até anunciarem que eles conseguiram que “o famoso Dr. Fernando, um dos maiores neurocirurgiões do país”, operassem ela. E, ao que tudo indica, se alguém pode salvar a Dani, esse alguém é ele…o problema, é claro, é que Fernando é uma daquelas pessoas arrogantes, e sua primeira cena é chegando no hospital vindo direto de uma partida de tênis, em uma postura que não parece profissional, e exibindo um ego que parece maior que ele.

Carol pede a Deus que salve a vida da Dani enquanto o Dr. Fernando está fazendo a operação e, felizmente, tudo corre bem… ele garante que a Dani vai ficar bem. Mais tarde, quando Carol e Pata tentam entrar para visitar a Dani, elas são barradas porque, aparentemente, “a Dani não pode receber visitas” – a imprensa, no entanto, é autorizada a entrar, para fazer uma matéria sobre o caso da Dani e a operação milagrosa do Dr. Fernando… Carol percebe de imediato o tipo de pessoa que esse médico é: o tipo de gente que só se importa consigo mesmo e que só quer se promover em cima dos outros. E, inconformada e com toda a razão, Carol enfrenta o Fernando sobre não a deixar entrar – “Pra filmar a Dani, colocar uma câmera e uma luz na cara dela, está tudo bem”.

É bem difícil gostar do Fernando em seus primeiros capítulos – mas nós sabemos que ele será o novo par romântico de Carol com a partida do Júnior, e eles têm uma história de “enemies to lovers” a ser desenvolvida. Inicialmente, Fernando promete “pensar”, e Carol o manda pensar depressa, porque tem um monte de crianças sofrendo por não poderem ver a Dani… inclusive a sua própria paciente. E enquanto a Carol desabafa sobre a arrogância e o ego do Dr. Fernando para o Chico na cozinha do Orfanato Raio de Luz, ele aparece pessoalmente para falar com a Cíntia… mas não porque ele queira convidar as crianças para visitar a Dani nem nada assim. Na verdade, ele quer uma autorização para filmar as crianças enquanto ele conta para elas sobre como salvou a Dani…

Para fazer uma matéria para a TV.

É REVOLTANTE.

Lideradas por Pata, as crianças anunciam que ELES NÃO VÃO DAR ENTREVISTA NENHUMA. Cíntia se estressa, diz que ela é a diretora daquele orfanato e está mandando eles fazerem a matéria, mas não tem como obrigá-las… então, Cíntia tenta conseguir a ajuda da Carol para conversar com elas e as convencer a colaborar, mas Carol diz, maravilhosamente, que ela acha que as crianças estão com a razão. Ainda assim, Carol aceita ajudar, com uma condição: que o Dr. Fernando deixe as crianças visitarem a Dani. O problema, é claro, é que não se pode confiar na palavra do idiota do Dr. Fernando… ele aceita a condição, vai até o orfanato para fazer a tal matéria, e quando a Carol leva as crianças para visitarem a Dani no hospital, eles simplesmente são barrados.

Fernando não cumpre sua palavra.

É verdade que eles deviam ter ido ver a Dani primeiro e ter feito a reportagem depois, mas a Carol quis confiar na palavra de Fernando, e o fato de ele ter agido de maneira tão desonesta desperta a sua raiva – e ela promete que “isso não vai ficar assim”. As crianças também não estão nem um pouco satisfeitas… elas gostavam do Júnior, mas gostar do Fernando, depois do que ele tem feito? Mesmo que ele tenha salvado a vida da Dani, não vai ser a coisa mais fácil do mundo! E, como sabemos, todo o drama da Dani não acaba quando ela finalmente desperta depois da cirurgia, um pouco mais tarde do que o esperado… ela está sem sentir o lado esquerdo inteiro do corpo. É um pouco angustiante assistir à reação confusa da Dani quando ela acorda e percebe que não pode se mexer.

Carol é avisada sobre a situação da Dani, e uma médica bastante irresponsável diz para a Carol que a perspective é que ela nunca mais volte a andar – eu dito “irresponsável” porque não é nada profissional a maneira como ela dá esse diagnóstico, ainda mais baseado apenas na sua desesperança de quem talvez não vá nem tentar. Quando Carol confronta Fernando com essa informação, ele diz que não foi uma falha sua que causou isso, e garante que ela vai voltar a andar. É a mesma promessa que Fernando faz, também, para a própria Dani: ele “garante” que ela terá todos os seus movimentos de volta… é essa aproximação que o tratamento gerará entre a Dani e o Fernando que vai fazer com que o médico se aproxime, também, de Carol. E começamos uma nova história.

 

Para mais postagens de “Chiquititas Brasil”, clique aqui.
Também visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários