Doctor Who (6ª Temporada, 1969) – Arco 048: The Seeds of Death, Parte 1

T-Mat e Ice Warriors.

Em algum momento do fim do Século XXI, a humanidade se tornou inteiramente dependente da T-Mat, um sistema de transporte evoluído o suficiente para tornar obsoletas as viagens espaciais e até mesmo algumas viagens dentro do próprio planeta… todo o processo de desmaterialização e materialização quase instantânea no lugar de origem, no entanto, por mais avançado que ele seja, não deveria ser a única alternativa da humanidade quando se trata de transportes – afinal de contas, ele pode dar problema um dia, não pode? Escrito por Brian Hayles e Terrance Dicks e dirigido por Michael Ferguson, “The Seeds of Death” é o quinto arco da sexta temporada de “Doctor”, e foi exibido originalmente entre 25 de janeiro e 01 de março de 1969, em seis partes.

Quando a TARDIS se materializa em seu próximo destino e as imagens do lado de fora – um foguete e um capacete de astronauta, por exemplo – não parecem pertencer a uma mesma época, o Doctor entende depressa que eles estão em um “museu espacial”. Naturalmente, ouvir o Doctor citar um “museu espacial” nos faz pensar imediatamente no excelente “The Space Museum”, história de 1965, ainda com o Primeiro Doctor, e que é uma das minhas histórias favoritas com ele (!), mas não existe nenhuma relação entre as duas histórias, infelizmente… na verdade, “The Seeds of Death” está conectada a uma outra história também da era do Segundo Doctor: “The Ice Warriors”, de 1967. Chegou a hora de ver o retorno dos vilões apresentados naquele arco.

Enquanto o Doctor, Jamie e Zoe se divertem observando as coisas em exposição no museu e eventualmente se deparam com o Professor Eldred, o responsável pelo lugar que não está aberto ao público, a Terra está enfrentando um problema com a T-Mat: parece que o sistema, que se julgava infalível até então, parou de funcionar, o que quer dizer que alguma coisa aconteceu na Lua, onde fica a base de operações da T-Mat. O grande problema, é claro, é que a Terra se tornou tão irresponsavelmente dependente da T-Mat para qualquer tipo de transporte, especialmente os espaciais, que não existe uma maneira de enviar alguém da Terra para a Lua, para saber o que está acontecendo… e quando o técnico em serviço na Lua é assassinado, o que fazer?

As autoridades, então, se voltam à sua única esperança: um foguete “antigo” que foi, até então, desprezado como obsoleto… o Professor Eldred e seus equipamentos são a única esperança de a humanidade entender o que está acontecendo com a T-Mat. Inicialmente, Eldred se recusa a ajudar, mas ele acaba sendo convencido pelo Doctor, que, inclusive, se voluntaria para a tripulação. Eldred não acha que ele pode pilotar o foguete, por causa de sua idade, e a humanidade não tem muito com quem contar, já que os treinamentos para novos astronautas foram cancelados há muitos anos, então a única alternativa do Comandante Radnor é aceitar a oferta do Doctor: ele, Zoe e Jamie pretendem ir para a lua “da maneira antiga”, e ver o que está acontecendo…

Gostei demais de ver o Doctor, Zoe e Jamie trabalhando juntos e embarcando à lua em um foguete… ganhamos boas cenas do trio ali, e eu gosto de ver a Zoe em destaque! Seria mais fácil utilizar a TARDIS como um sistema de desmaterialização e materialização tal qual a T-Mat, é verdade, mas o problema é que o Doctor não sabe bem como planejar as suas viagens… e todos eles sabem que eles errariam o destino por alguns milhões de quilômetros… ou de anos. A viagem espacial do trio em um foguete pilotado por eles mesmos chega com pequenas complicações ao destino final, mas nada que os coloque realmente em perigo – pelo menos até que eles estejam em solo lunar. Ali, eles entendem finalmente qual é o problema da T-Mat: ICE WARRIORS.

Os Ice Warriors, alienígenas provenientes de Marte, um planeta moribundo, seguem em sua tentativa de conseguir uma nova casa… e, dessa vez, eles têm um plano para dominar a Terra, e tudo começa dominando a T-Mat. O plano dos Ice Warriors vai muito além de usar o sistema de transporte para invadir as diferentes cidades do planeta, porque o controle sobre a T-Mat, com a dependência que a humanidade desenvolveu, significa o controle sobre os transportes de alimentos e de forças armadas, por exemplo… nessas condições, o caos se instalaria em não muito tempo, e humanidade estaria à mercê desses vilões. Os Ice Warriors sabem o que estão fazendo, explorando essa fragilidade humana, e eles já têm a primeira coisa que eles planejam enviar para a Terra…

 

Para mais postagens sobre o Segundo Doctor, clique aqui.
Para outras postagens, visite nossa página: Doctor Who

 

Comentários