Sítio do Picapau Amarelo (2012) 1x09 – As Tarefas do Visconde



“– A vaca mocha […] é a senhora mais importante aqui do sítio, depois de vovó e tia Nastácia. Muito bondosa, incapaz de fazer mal a um mosquito.

– Mas como então devorou o pai, a mãe e todos os parentes do senhor Visconde de Sabugosa?

– É que eles eram sabugos e sendo sabugo a mocha não perdoa mesmo. Agarra e vai mastigando”

(Trecho de “Reinações de Narizinho”)

 

Exibido originalmente em 03 de março de 2012, “As Tarefas do Visconde” é o nono episódio da animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, e traz uma Emília mandona cheia de ordens para o senhor Visconde de Sabugosa, porque ela não entende qual é “a sua importância” para o Sítio de Dona Benta, se “ele fica o tempo todo trancado naquela biblioteca lendo livros sem parar”, enquanto ela tem que ir buscar os ovos no galinheiro para a Tia Nastácia, Pedrinho tem que reunir lenha para o fogão, Narizinho tem que buscar água no poço e a Dona Benta tem que estender a roupa…

Por que o Visconde pode “não fazer nada”?

Inconformada, a Marquesa de Rabicó resolve dar ordens ela mesma para o Visconde, apenas para vê-lo trabalhando… e como o Visconde faz tudo o que a bonequinha manda, ele obedece às suas ordens, que nem fazem lá muito sentido – ela pede para ele ir dar banho nos porcos no chiqueiro, por exemplo. Mas Emília acaba colocando o Visconde em perigo quando pede uma tal flor roxa que, para conseguir, o sábio sabugo terá que atravessar o terreno da vaca mocha… e, bem, o Visconde sempre morreu de medo da vaca mocha, porque ela adora comer sabugos de milho, afinal!

E, ali, ele encontra o seu fim.

Preocupada com o Visconde ao encontrá-lo aparentemente morto, sentindo-se levemente culpada e mais preocupada ainda com o que os outros vão fazer quando descobrirem que ela foi a responsável pela morte do sábio (!), Emília resolve fingir que nada aconteceu – e, para isso, ela inventa uma desculpa de que o Visconde “está lá no pasto e precisa de um espaço sozinho para pensar”, e assume todas as perguntas que o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo tem para o sábio: ela se responsabiliza em “ouvir a pergunta, levar para o Visconde e voltar depois com as respostas”.

Sem o Visconde, no entanto, ela mesma tem que pesquisar!

É assim que a Emília descobre o poder dos livros e finalmente entende qual é a grande importância do Visconde de Sabugosa para o Sítio do Picapau Amarelo… afinal de contas, todos têm perguntas importantes que precisam de resposta, e o Visconde é quem mais sabe como respondê-las! Além disso, a bonequinha meio que tem que dar o braço a torcer e gosta da sensação de descobrir alguma coisa… tanto é que é assim que ela acaba “se entregando” sobre o acidente do Visconde com a vaca mocha, quando ela quer ser reconhecida por “ter descoberto a resposta sozinha”.

A história da “morte do Visconde” é uma parte importante de “Reinações de Narizinho” e já rendeu boas histórias em outras adaptações do “Sítio do Picapau Amarelo”. Aqui, o drama é bem breve, porque enquanto as crianças lamentam o pobre Visconde destroçado, Tia Nastácia resolve tudo depressa pegando um sabugo de milho novinho e construindo um novo Visconde – que, felizmente, é o mesmo Visconde de antes, com toda a sua sabedoria e as suas memórias, mesmo sem as crianças precisarem “espremer o suco da ciência” do sabugo velho em um novo sabugo…

Uma história bem bonitinha para a Emília e para o Visconde!

E ainda fala sobre a importância da leitura e do conhecimento!

 

Para mais postagens sobre a animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, clique aqui.
Para outras versões, visite o “Sítio do Picapau Amarelo” em Cantinho de Luz

 

Comentários