Último Capítulo da 1ª Temporada de “Chiquititas” (29 de novembro de 1997)

O acidente.

A CONCLUSÃO DA PRIMEIRA TEMPORADA DE “CHIQUITITAS BRASIL”. Embora sem uma pausa depois desse capítulo, esse é o ponto comumente definido como o fim da primeira temporada tanto por conta da sua contraparte argentina, cuja temporada se encerra com a morte do Dr. José Ricardo, como pelo fato de realmente ter um ar de conclusão… algumas histórias estão sendo encerradas, como a da vingança de Cíntia, e personagens que foram importantes nesse início de “Chiquititas” estão se despedindo da novela, como o Júnior e a Gabi, e o capítulo tem, num geral, a energia de último capítulo mesmo, e eu não queria deixar isso passar em branco antes de iniciar as postagens oficiais sobre a 2ª Temporada dessa novela que marcou tanto nossas vidas!

No início desse “último capítulo”, o Dr. José Ricardo, ainda acreditando nas mentiras de Cíntia, a pede em casamento, e ela aceita com uma condição: que eles se casem em segredo, porque a família dele vai ficar contra essa decisão quando descobrir. Mas Armando está empenhado em desmascarar Cíntia, cansado de tudo isso, então ele entrega para a Carmem provas de quem a Cíntia é de verdade, e ela não tarda em levar tudo para o irmão: a certidão de nascimento com o sobrenome verdadeiro de Cíntia, a fita que ela gravou para chantagear o juiz… tudo. Com a Cíntia desmascarada, José Ricardo é tomado de um ódio tremendo e ele vai imediatamente falar com Cíntia, sem nenhuma paciência para nenhuma desculpa que ela possa inventar: “Eu disse pra você calar a boca, dona Cíntia Camargo”.

Ele descobriu que o pai de Cíntia era o antigo dono da casa na qual agora funciona o Orfanato Raio de Luz, descobre que a própria Cíntia morou lá quando era pequena, e agora ele quer saber de uma vez por todas por que ela queria se casar com ele, e ela confessa: ELA QUERIA VINGANÇA! Adoro a energia caótica que só a década de 1990 proporciona, com a Cíntia o chamando de velho decrépito e miserável e o humilhando: “Você pensou que eu podia amar o assassino do meu pai?”. José Ricardo diz que nunca fez nada contra o pai dela, e ela diz que ele o envergonhou, tirou dele tudo o que ele tinha, e por isso ele se matou, mas ele diz que o pai dela era um viciado que perdeu tudo em jogo e por isso se matou, de vergonha, porque era “um covarde inútil”.

Uau!

José Ricardo acaba com qualquer possibilidade de vingança de Cíntia e a manda desaparecer de São Paulo agora mesmo, ou então vai mandar, no dia seguinte, gente à casa dela que “vão lhe tratar tão mal que ela vai implorar para que a matem” – “Por isso, desapareça da minha vida, sua vadia cretina!”. E, com a fita que ela tinha gravado do juiz dando em cima dela, ele consegue algo: faz com que o juiz aumente a idade limite do orfanato para 15 anos. Mili, por sua vez, descobre que o Júnior e a Gabi estão indo embora e, com medo de ele nunca mais voltar, vai pessoalmente à casa dele para conversar, chorosa, para pedir que ele fique, mas no fim ela entende: é pela saúde de Gabi, e ele não quer ficar ali depois de tudo o que aconteceu com a Carolina…

A despedida de Mili e Júnior é muito bonitinha e muito triste. Chorando, ela o abraça e diz que “vai sentir muita saudade”, e ele promete que eles vão se escrever e se telefonar, e um dia ele vai trazer a Gabi de volta… ela pede que, se isso não acontecer, ele nunca se esqueça dela, porque ela nunca vai se esquecer dele. Carol também não está feliz com a partida iminente de Júnior, e pensa em conversar com o Dr. José Ricardo sobre isso, sabendo que ele também não quer que o filho vá embora, para tentar fazer com que ele “permita” o relacionamento deles, mas ele diz que não pode aceitar a sua proposta. Ainda triste com a partida de Júnior, Carolina acaba aceitando o conselho de Clarita – “Se você tá realmente apaixonada por ele, você tem que ir. Você não pode deixar o Júnior ir assim, que tipo de mulher você é?”.

Os acontecimentos recentes quase mudam o Dr. José Ricardo… quer dizer, na verdade eles o mudam. Mas ele não tem tempo de fazer muita coisa. Ele vai até o Orfanato Raio de Luz para conversar com Mili e para contar que ela não vai ser transferida e que a idade vai mudar para 15 anos, e ela o agradece, emocionada, com um abraço. José Ricardo sai do orfanato atordoado e chega em casa bravo, mais consigo mesmo do que com qualquer outra pessoa… ele chega dizendo que está cansado, que vai contar toda a verdade e que vai devolver a filha da Gabi para ela, mesmo que o Júnior o odeia mais do que antes por ele ter feito  que fez. Tudo o que ele quer, naquele momento, é que seus filhos estejam felizes… e, de preferência, que estejam perto dele.

Valentina manda ele ligar para o Júnior antes de ele ir embora, então, mas quando ele liga para a casa de Júnior, quem atende é o Beto, e o Beto informa que o Júnior e a Gabi já foram para o aeroporto… então, José Ricardo e Valentina resolvem ir até o aeroporto para tentar impedir que o Júnior vá embora, em uma cena tensa na qual Valentina está morrendo de medo porque José Ricardo está correndo demais, mas ele está desesperado para chegar a tempo de conversar com o filho e impedir que ele parta. E é assim que começa o CLÍMAX ELETRIZANTE desse último capítulo na 1ª Temporada de “Chiquititas”: Júnior e Gabi estão no aeroporto, esperando a hora do seu voo; José Ricardo e Valentina estão tentando chegar; e Clarita e Carolina pegam um táxi para o aeroporto…

E, então, o Dr. José Ricardo e Valentina SOFREM UM ACIDENTE.

Ironicamente, Carol e Clarita não conseguem chegar ao aeroporto a tempo porque o taxi no qual elas estão fica preso no congestionamento que se forma por causa do acidente que tira a vida do Dr. José Ricardo e da Valentina. Enquanto Carol desce do taxi “para ver o que está acontecendo”, Júnior e Gabi embarcam para fora do Brasil… e Carol esquece tudo o mais quando ela reconhece as pessoas que estão sendo carregadas para fora dos escombros em macas, e é uma cena desesperadora, forte e triste. O Dr. José Ricardo, ainda com um resquício de vida em si, tenta falar com Carolina, tenta lhe contar algo, mas ela pede que ele não fale nada, dizendo que ele vai ficar bem, e então ele morre na frente de Carol… é um final de temporada bastante impactante.

Muita coisa vai mudar agora!

 

Para mais postagens de “Chiquititas Brasil”, clique aqui.
Também visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários